De 28 a 30 de maio, sexta-feira a domingo, 391 delegados, entre trabalhadores da ativa e aposentados, participarão do 26º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), na capital paulista.
O objetivo do encontro, que é um dos principais eventos preparatórios para a Campanha 2010, é definir a pauta específica a ser reivindicada pelos bancários da Caixa em negociação com a direção do banco.
Durante os três dias do Conecef, estarão em debate pontos como conjuntura, papel da Caixa no desenvolvimento social do Brasil, organização do movimento, isonomia, carreira, jornada, Funcef/Prevhab, aposentados, saúde do trabalhador, Saúde Caixa, segurança bancária, reestruturação e correspondentes bancários.
Os temas serão discutidos em grupos e todos eles, sem distinção, terão a tarefa de debater o tópico sobre a organização do movimento.
No domingo, 30 de maio, a plenária final discutirá e votará os relatórios aprovados nos diversos grupos de trabalho.
As diretrizes para a organização do 26º Conecef foram aprovadas pela Contraf- -CUT/Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa).
A delegação de São Paulo contará com 66 delegados, sendo 58 da ativa e 8 aposentados. 

• Congresso Estadual
A eleição dos delegados de São Paulo para o 26º Conecef ocorreu durante o Congresso Estadual dos Empregados da Caixa, no último dia 15, na capital.
O palco do encontro, que foi organizado pela APCEF/SP, pela Fetec-CUT/SP e pela Feeb-SP/MS, foi a quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
“Reafirmamos a luta pela isonomia e enfatizamos a importância da organização e da mobilização de base, com destaque para os delegados sindicais”, afirmou a representante da Fetec-CUT/SP, Jackeline Machado, presente ao encontro.
Durante o congresso, foi lembrada a importância dos delegados para a organização de base e discutida a situação de assédio moral vivida por muitos deles. “Atualmente, testemunhamos um movimento de tentativa de deturpação da figura do delegado sindical. Precisamos ter claro que o delegado é um representante do trabalhador e, não, de gestores ou gerentes”, comentou Jackeline.
No encontro, também foram discutidos a falta de condições de saúde, com destaque para a fragilidade da gestão do Saúde Caixa, o desrespeito referente à jornada de seis horas e a falta de transparência e de diálogo da direção do banco.
“Essa falta de abertura por parte da direção da Caixa acentua-se, especialmente, quando os assuntos a serem tratados são progressão na carreira e reestruturação das filiais”, lembrou o diretor da APCEF/SP Gledson Sousa, que participou do Congresso Estadual.

• Ação coletiva
À respeito da reestruturação, tema que foi discutido no Congresso Estadual e que também estará em debate no 26º Conecef, a APCEF/SP deve impetrar ação coletiva contra a Caixa.
O objetivo da ação é garantir os direitos dos empregados no processo de reestruturação, com pedido de liminar.
“A ação ainda não foi impetrada por causa da greve no Judiciário em São Paulo. Tão logo as atividades voltem à normalidade, a assessoria jurídica da APCEF/SP dará continuidade aos trâmites burocráticos na busca por justiça para todos os empregados envolvidos nesse processo insensato da direção do banco”, explicou a assessora jurídica da Associação, Gislândia Ferreira da Silva.

Compartilhe: