Controlar o dinheiro, privar de bens, valores ou recursos econômicos: estes são exemplos de atos que caracterizam como violência patrimonial. A Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, classifica a violência contra a mulher em cinco categorias – física, sexual, moral, patrimonial e psicológica.

A violência patrimonial é entendida como qualquer conduta que implique em destruição total ou parcial de pertences pessoais, instrumentos de trabalho, apropriação de bens, valores ou recursos econômicos.

Assim como nos casos da violência psicológica, pelo desconhecimento, muitas mulheres não percebem que podem estar sendo vítimas deste tipo de violência.

Para fazer denúncias, as vítimas de violência podem procurar delegacias e órgãos especializados. O Ligue 180 é um canal de atendimento à mulher que funciona 24 horas por dia, de forma gratuita e sob sigilo. Por meio do canal, é possível fazer denúncias e tirar dúvidas sobre os tipos de violência.

As várias formas de violência contra a mulher serão temas do 3º Encontro da Diversidade da APCEF/SP, que acontece em 10 de novembro, no Centro de Eventos São Luiz.

>> Inscrições até 31 de outubro pelo Departamento de Eventos no (11) 3017-8339 ou convites@apcefsp.org.br. Os associados que optarem poderão doar 1 quilo de alimento não perecível que serão destinados a ações da APCEF Cidadã.

 

Compartilhe: