A contribuição extraordinária no REG/Replan Saldado será de 7,86% ao mês pelo prazo de 211 meses. Esse é o segundo equacionamento que está sendo cobrado dos participantes desse plano
Após diversos adiamentos, a Funcef comunicou que o plano de equacionamento do Reg/Replan Saldado referente a 2015 será implementado em setembro e os descontos começarão no dia 20, com paridade contributiva. No caso do Não Saldado, o equacionamento deverá ser feito até outubro, segundo a Fundação.
A contribuição extraordinária no Saldado será de 7,86% ao mês pelo prazo de 211 meses. Esse é o segundo equacionamento que está sendo cobrado dos participantes desse plano. O de 2014 tem sido cobrado desde 2016, com taxa de 2,78%.
“Essa era uma conta que já estava prevista, mas o que nos incomoda é a maneira política como o equacionamento é tratado. Os diretores eleitos fizeram promessas impossíveis de serem cumpridas e agora jogam para a plateia sem apresentar soluções para resolver os problemas”, afirma a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
O que é equacionamento
Fabiana destaca que esse tipo de comunicado da Funcef sempre vem de forma repentina, sem clareza para o participante e sem transparência sobre o que envolve o tema. “Nós vamos fazer esse esclarecimento ao participante da Funcef. Ele tem direito de saber o que significa o equacionamento, como são definidos os valores e o que esperar do futuro. Do jeito que é comunicado, parece que a Funcef está prestes a fechar”, diz.
A partir desta quarta-feira (30), daremos continuidade à série de publicações que temos feito para explicar o equacionamento.
A APCEF/SP está realizando reuniões em diversas cidades do estado de São Paulo, especialmente quanto aos esclarecimentos do contencioso e equacionamento da Funcef. Confira as datas e participe.
Fonte: Fenae