Qual é o melhor caminho para o trabalhador buscar um futuro mais tranquilo? Estas e muitas outras perguntas permeiam parte da história de lutas da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) no que se refere à defesa da saúde financeira dos participantes e assistidos da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).

“Compreender as múltiplas realidades dos participantes e lutar para que todos sejam representados e protegidos é papel fundamental das entidades representativas, especialmente da Fenae”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Para o dirigente da Apcef/SP, do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região e da Anapar/Regional SP, Valter San Martin Ribeiro, os três pilares básicos na luta em defesa dos direitos dos participantes da Funcef se baseiam em informação e transparência, perenidade da fundação e segurança nos investimentos. “É de extrema importância que os participantes tenham acesso às informações básicas de seus planos. Mesmo porque as informações mudam conforme o contexto da conjuntura política do país”, pontuou Valter.

Além disso, Valter também alerta que a falta de transparência do gerenciamento dos recursos da Funcef é um ponto de muitos questionamentos dos participantes e assistidos de vários planos dos fundos de pensão da Fundação. “Não se compra um livro pela capa, mas sim pelo conteúdo. Ou seja, não basta a propaganda vender um mundo de mil maravilhas e a realidade ser outra. Muitos participantes reclamam que o canal de atendimento para dúvidas divulgado no site da Fundação não atende. Portanto, muitas dúvidas ficam sem respostas”, afirmou o dirigente.

Entender a importância da previdência complementar é estar permanentemente vigilante para não permitir retiradas de direitos ou ingerências nos fundos de pensão dos participantes. “É de suma importância a luta permanente da sustentabilidade, segurança nos investimentos e perenidade dos fundos de pensão”, ressaltou Valter.

Um resgate na história

A criação da Funcef, o terceiro maior fundo de pensão do Brasil, se deu no dia 1º de agosto de 1977 e se confunde com a própria história da previdência complementar no Brasil, iniciada no final da década de 1970.

Presente desde a data de sua criação, a Fenae teve um papel fundamental na atuação para importantes avanços e conquistas na história da Fundação, que surgiu com a finalidade de administrar o plano de previdência complementar dos empregados da Caixa Econômica Federal.

Um capítulo importante da história da aposentadoria complementar dos empregados da Caixa foi escrito no início do ano de 2002, com a eleição de representantes eleitos para o Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal, a partir da lei complementar 108/2001. A luta da Fenae, alinhada com o movimento nacional dos empregados foi determinante para a conquista da paridade também na Diretoria Executiva, o que foi alcançado com o novo Estatuto, em maio de 2006.

Para o presidente da Fenae, a atuação da Federação contribuiu para importantes conquistas na Funcef. “Por isso, não podemos esmorecer na luta por uma gestão mais transparente, com a participação dos trabalhadores e por condições dignas para os todos os participantes da Funcef”, afirmou Takemoto.

Fórum Funcef

Outro ponto que a Fenae teve uma participação importante foi na luta incessante por uma gestão democrática na Funcef, o que culminou na criação de um Fórum com os eleitos e as entidades representativas dos empregados da Caixa.

A partir daí os representantes da Fenae, da Fenacef e da Fenag passaram a ter reuniões permanentes para discutir todas as questões da Funcef em conjunto.

Entre outras importantes conquistas ao longo de sua história, a Fenae sempre esteve presente no combate aos retrocessos e na luta por novos avanços e melhorias dos benefícios e direitos dos participantes ativos e aposentados da Funcef.Fenae

Compartilhe: