Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

eu faço cultura

São José dos Campos será o quarto município de São Paulo a receber a edição 2014 do Eu Faço Cultura. No dia 27 de setembro, sábado, no Parque Novo Horizonte, a comunidade terá acesso a apresentações de música e teatro, além de oficinas em cinco modalidades: percussão, circo, fotografia, artes plásticas e dança. O acesso a todas as atrações é gratuito.

Entre as atrações está a banda Choro de Bolso, que se apresenta às 10 horas. Formado por Marcos Canduta, no violão, e Débora Gozzoli, na flauta, o duo executa obras de grandes compositores brasileiros. Nomes como Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Tom Jobim são frequentes. O Choro de Bolso também executa músicas de autoria própria. Mas não é só de choro que é composto o repertório da dupla. Tango, Bossa Nova, Jazz e Baião são ritmos que também fazem parte das apresentações.

Às 11h30 tem teatro infantil “Na Beira do Rio” com a CIA Teatral Balaio. A peça reúne contos do folclore brasileiro adaptados para o universo caipira, tendo ligação direta com a cultura popular de São José dos Campos e cidades do Vale do Paraíba. O grupo acredita que a montagem vem de encontro com a necessidade de se manter viva o folclore popular, despertando entre crianças em fase de aprendizado a importância da narrativa e contação de histórias que contextualizam a região.

Às 16 horas tem show com a banda de música instrumental Marambaia. Formado por Marcelo Lima, Ismael Rattis, Léo Barbosa, Marcus Magalhães e Alexandre Gregório, o grupo já viajou o Brasil e passou por algumas cidades do exterior mostrando um pouco da marcante sonoridade. Este ano, o grupo lança seu terceiro CD. “Descompassado” é o segundo trabalho instrumental da banda, que também já gravou um CD com o cantor brasiliense George Lacerda.

E às 17 horas é a vez do Circo Rebote com a peça Mr Bugiganga, um espetáculo para palco e rua, apresentado por um personagem que parece ter saído de um desenho animado, um ser que conduz o espectador a uma viagem engraçada, patética e misteriosa. Também chamado de “LatinLover”, a peça seduz a plateia com seu charme barato e convoca ao palco dois voluntários da plateia. Utilizando técnicas de ilusionismo, clown, mimica contemporânea, comedia física e outros absurdos cômicos, Mr Bugiganga manipula a realidade ao brincar com seus objetos e bugigangas mágicas.

• O projeto

 

O Eu Faço Cultura é o resultado concreto da mobilização do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). No Brasil, é o maior projeto cultural financiado com recursos do IR de pessoa física. A Lei Rouanet prevê a destinação espontânea de até 6% do Imposto de Renda devido para projetos culturais. Essa é a base de funcionamento do MCPC, que já engajou cerca de 30 mil dos quase 100 mil empregados da Caixa. É com esses recursos do IR, mais o patrocínio da Caixa Seguros, que o Eu Faço Cultura é realizado. 

“Por levar disciplinas culturais a milhares de cidadãos brasileiros, contribuindo para a cidadania e o desenvolvimento pessoal dos participantes, o EFC é importantíssimo. Esse novo modelo beneficia ainda mais comunidades com fragilidades sociais. Já passamos por seis cidades esse ano, e a receptividade e a participação das pessoas têm sido excepcionais”, destaca o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro. Ele acrescenta: “São as doações dos empregados da Caixa que levam esse projeto cada vez mais longe e que o fazem cada vez mais bonito”.

Ao longo dos sete anos de existência, o Eu Faço Cultura já passou por mais de 60 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Cerca de R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que desde 2006, o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Nesse período, as doações cresceram 366%.

Além de Distrito Federal, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Sorocaba, Santo André, Santos e São José dos Campos, o calendário 2014 do EFC prevê a passagem por mais seis localidades: Poços de Caldas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros, em Minas Gerais; Vitória (ES) e São Luís (MA).


 

Programação em São José dos Campos

Atrações

Banda Local: Choro de Bolso
Banda Nacional: Marambaia 
Teatro Local: Cia Teatral Balaio – Espetáculo "Na Beira do Rio"
Teatro Nacional: Circo Rebote, espetáculo Mr Bugiganga

AGENDA GERAL

HORÀRIO

AÇÃOES

9h

Abertura do Evento

9h

Abertura Rua Brincante

10h às 19h

Inicio Inscrições Oficinas

10h

Apresentação de Banda Instrumental Local

11h30

Apresentação Teatro Local

16h

Apresentação Instrumental Nacional

17h

Apresentação Teatro Nacional

18h

Cinema Open Air

19h30

Encerramento do Evento

 

Quando: Sábado, 27 de setembro
Horário:
das 9 às 19 horas
Quanto:
entrada gratuita

Onde: Parque Novo Horizonte – entre as Ruas dos Vidraceiros e Oleiros M – São José dos Campos
Classificação: livre
Informações: (61) 3213-5742

Compartilhe: