Da Agência Fenae

Saiu o resultado final do Concurso Poesia Fenae 2010. Em primeiro lugar ficou a empregada da Caixa Maria Teresa Sponchiado, de Jundiaí, com a obra “Seu Júlio Tó” (leia poesia abaixo). A vencedora receberá 100 mil pontos de premiação, troféu e 200 pontos pela participação. Ela participa pela quinta vez do Circuito Cultural Fenae.
O concurso teve como tema a cultura popular e foi voltado para empregados da Caixa ativos, aposentados e pensionistas, associados efetivos das APCEFs ou contribuintes do Fenae Doações.
A obra “Aqui se faz, aqui se paga” de autoria de Sirlei Fengler Reichert, de Chapecó, Santa Catarina, ficou em segundo lugar. A autora, que é estreante em concursos do circuito cultural, receberá 80 mil pontos, troféu e 200 pontos pela participação.
O terceiro lugar foi para a empregada Maria Teresa Pertele da Silva, lotada em Guarapari, no Espírito Santo, com a obra “Cultura em versos”. O prêmio dela será 40.200 pontos (40 mil pela terceira colocação e 200 pela participação) e troféu. Essa foi a sua quinta participação nos concursos do circuito cultural.
Foram inscritos 28 trabalhos, de 13 unidades da federação (AP, BA, DF, ES, GO, MG, PB, RJ, RN, RS, SC, SE e SP). Entre os participantes de 2010, 15 são novos no Circuito Cultural.
As obras, que ficaram nos três primeiros lugares, já estão disponíveis no hotsite www.fenae.org.br/cc/poesia2010

Seu Túlio Tó

Seu Júlio Tó era um velho pacato
Que vivia no seu mundo
Com cavalo, galinha, bode,
Coelho, mas não com gato.
Júlio Tó vivia como nos tempos bons
Gostava de prosa no portão
Café fresco do born
Quente e doce, no canecão.
Ele não tinha conta em banco
Carro ele também não tinha
Sua charrete e seu cavalo esperto
Ele sempre conduzia.
Não tinha Domingo nem Feriado
Com seus bichos tinha todo cuidado
De madrugada, na chuva, no frio
Sol de lascar ou vento de fazer rodopio.
Onde ele vive?
No coração da criançada
No respeito de quem se achegava
La, do lado da nossa casa.

Compartilhe: