A primeira edição dos Jogos dos Aposentados, promovido pela APCEF em parceria com a APEA, foi um sucesso absoluto. Todos os jogos aconteceram no Centro Comunitário da APCEF, na capital, nos dias 5 e 6 de novembro.

Os aposentados da Caixa estão fortalecendo seus laços e incentivando que outros colegas da categoria participem das atividades esportivas e sociais que são promovidas pelas entidades representativas.

Nessa primeira edição dos Jogos foram disputadas16 modalidades esportivas e reuniu mais de 120 aposentados.

Em todas as competições os atletas estavam bastante concentrados e mostraram muita garra e alegria, e isso deu um brilho todo especial ao evento.

Eles estão se preparando, superando suas próprias marcas e atentos aos números, pois, estão de olho na 3ª edição dos Jogos da Fenacef, que acontecerá em Águas de Lindóia-SP, no ano que vem.

Participaram do evento aposentados de diversas localidades do Estado, ampliando as fronteiras da integração e derrubando o tabu de que os eventos realizados na capital impossibilitam a participação de todos.

>> Clique aqui e veja as imagens dos Jogos.

>> Clique aqui para verificar a Classificação Geral e por Modalidades.

600 quilômetros pela integração

Viajar 600 quilômetros não é nada fácil. E com um fusca 65, será que é fácil?

Essa aventura foi encarada pelos aposentados da Caixa, Francisco Sanches Moreno e Gerôncio Alves, ambos moradores da cidade de Osvaldo Cruz (interior do Estado de São Paulo) que participaram da primeira edição dos Jogos dos Aposentados, na capital.

O carro foi adquirido por Chico há dois meses e é a primeira vez que o veículo é colocado a prova numa viagem tão longa.

Os aposentados contaram que durante o trajeto o fusca chegou a atingir a velocidade de 100 km/h e o percurso foi feito em aproximadamente 8 horas de viagem.

“Encaramos vários desafios, primeiro na estrada e depois nos jogos”, disse o aposentado e proprietário do carro, Francisco.

Gerôncio destacou que gostaram muito do evento e que valeu a pena se deslocarem tantos quilômetros para participar dessa integração. “Gostamos muito das competições, gostamos de rever os colegas e esperamos que outros eventos para os aposentados sejam realizados”, disse.

Os dois ‘ex-bancários’ já trabalharam juntos na capital e iniciaram no banco servindo cafezinho. “Começamos a estudar e participamos dos processos seletivos internos (PSI) e, assim, conseguimos vencer nossos primeiros desafios”, relembram.

Francisco Sanches Moreno aposentou-se na auditoria em Brasília. Ele participou dos jogos na modalidade buraco e classificou-se em 3º lugar.

Gerôncio Alves aposentou-se na agência da cidade de Lucélia (SR Presidente Prudente). Ele participou dos jogos na modalidade de futebol society e sua equipe foi a vice-campeã.

Aposentado Histórico

“Acho muito importante participar das atividades esportivas promovidas pela APCEF. Jogo futebol todos os domingos no clube e participo dos eventos. Vejo de forma muito positiva a realização de eventos para os aposentados, pois, assim, a gente tem a oportunidade de reunir o pessoal, se confraternizar e fazer esses ‘velhinhos’ se mexerem”, disse o animado competidor, o aposentado Antônio Simeão, o Tonhão, aposentado da Caixa há 11 anos.

Ele ingressou na Caixa em 1978 e ficou até 2001, nos últimos anos passou pelas agências Jabaquara (atual Praça da Árvore), Sé e Granja Julieta, onde se aposentou.

Para ele, as atividades esportivas ajudam a ter qualidade de vida e a prevenir outros problemas de saúde, e até mesmo de depressão ou solidão.

“Já aconteceram dois casos de aposentados que vieram participar conosco dos jogos, e para isso, tiveram que fazer alguns exames preventivos antes de iniciarem as atividades. Foi neste momento, nos dois casos, que constataram problemas cardíacos”, conta Tonhão.

O aposentado incentiva os outros colegas para participarem, tanto das atividades esportivas quanto as atividades sociais, pois é um momento de descontração e, além disso, de testarem seus limites e reconhecerem que a aposentadoria não significa improdutividade. “Muito pelo contrário, como estamos aposentados temos mais tempo para nos dedicarmos às atividades”, finaliza o entusiasmado Tonhão. 

Compartilhe: