Além da mobilização pela Caixa Econômica Federal pública e social, assim como em defesa dos direitos dos empregados, a Fenae e as Apcefs são parceiras na realização de atividades socioculturais para promover o bem-estar do pessoal do banco. Este é o caso da edição 2022 do Talentos, cujo prazo de inscrições foi aberto em 13 de junho e segue até o dia 4 de setembro, sobrando expectativa para o Brasil celebrar a cultura e conhecer o show de arte produzido por bancários.

Será a 7ª edição do evento, com quatro categorias e oito modalidades: Artes Visuais (fotografia e filme), Artes Plásticas (desenho/pintura e desenho infantil), Literatura (contos e crônicas e poesia) e Música (composição e interpretação). Cada participante poderá definir a categoria e a modalidade nas quais deseja concorrer, podendo inscrever até duas obras por modalidade. Após o cadastro, a obra passa por uma curadoria técnica e, se aprovada, fica apta oficialmente de participar do concurso.

O Talentos Fenae/Apcef deste ano, com retorno do formato presencial, está dividido pelas etapas inscrição, estadual e nacional. No caso das duas últimas, haverá avaliação dos júris técnico e popular, no qual serão premiados os três primeiros colocados em cada modalidade.

Para participar, conforme prevê o regulamento deste que é o maior concurso cultural corporativo do país, os empregados ativos, aposentados e pensionistas precisam ter login Fenae (antigo cadastro no Mundo Caixa). Entretanto, concorrem à premiação apenas os que forem associados a uma das 27 Apcefs. A novidade desta edição são premiações especiais nas categorias Revelação, Votação Popular e Master da Música. Fica prevista ainda a nova premiação popular, denominada #somostodosartistas.  

Até 4 de setembro, as inscrições serão feitas on-line pela plataforma www.fenae.org.br/talentos, seguindo o cronograma das etapas subsequentes. Essa data serve também de prazo para substituição de obras em qualquer modalidade, com pedidos diretamente no site do concurso.

Com apoio técnico e financeiro da Fenae, a seleção das obras inscritas se dará em duas etapas, uma estadual e a outra em nível nacional. A etapa estadual será realizada nas Apcefs, com os artistas e torcidas contando com muitos shows nas seletivas para a etapa nacional. “É com satisfação que voltamos a realizar esse grande evento presencialmente. Chegou o momento de todos os empregados ativos e aposentados participarem com as entidades representativas do Talentos 2022”, destaca o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

O diretor Sociocultural da Fenae, Nilson Alexandre de Moura Júnior, lembra que o maior concurso cultural dos bancários é muito importante para o movimento associativo dos empregados da Caixa, indo além do trabalho nas unidades. “Incentivar a cultura está na missão da Fenae e das Apcefs, pois defender o fazer artístico é também defender a Caixa pública e os direitos dos trabalhadores, sendo este o nosso papel”, reitera Nilson Moura.

Fique ligado: inscrições para o Talentos Fenae/Apcef 2022 vão até 4 de setembro no site do concurso. Inscreva-se agora!

Cronograma
Inscrições: de 13 de junho a 4 de setembro.
Prazo de substituição de obras: até 4 de setembro.
Votação popular estadual: de 19 de setembro a 16 de outubro.  
Avaliação técnica estadual: de 19 de setembro a 17 de outubro.
Avaliação técnica estadual da categoria Música/Seletivas nas Apcefs: de 27 de outubro a 11 de dezembro. 

Compartilhe: