Nesta terça-feira (25), a Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, requerimento do vereador Edinoelson Careca (Pros), solicitando à Secretária Municipal de Saúde que os empregados da Caixa no município sejam priorizados nas ações de imunização contra a Covid-19. No pedido, o parlamentar lembra que os trabalhadores do banco estão mais expostos ao contágio do vírus, por atuar na linha de frente de atendimento e as agências funcionarem como vetores de transmissão da doença. 

Na capital do Amapá, o banco tem 141 trabalhadores- a grande maioria do quadro de pessoal no Estado, que é de 183 empregados.  Desde o início da pandemia, 55 empregados da Caixa foram infectados pela doença em todo o Estado. Destes, dois morreram na semana passada.  

Segundo o presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Amapá (Apcef/AP), Eduardo Coelho, a Câmara deve comunicar à Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão responsável pela logística da vacinação, a aprovação do requerimento. 

Conforme Eduardo Coelho, a possibilidade de vacinação traz esperança de melhorias nas condições de enfrentamento dessa pandemia. “Representa importante conquista para a categoria bancária de Macapá, especialmente para nós empregados da Caixa que atuamos ininterruptamente, desde o início da pandemia, na linha de frente do atendimento do auxílio emergencial, com elevado grau de exposição ao risco de contaminação nas agências”, destaca o presidente da Apcef/AP. 

Vacina já – O enquadramento dos empregados da Caixa no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunizações é uma reinvindicação das entidades representativas da categoria. A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) já solicitou ao Ministério da Saúde, por duas vezes, a inclusão dos empregados do banco no PNI. 

Em abril, Fenae e Apcefs lançaram a campanha Vacina Já para pressionar o governo pressionar o governo pela vacinação para todos os brasileiros e a inclusão dos empegados da Caixa no grupo prioritário. 

“Com o pagamento do auxílio emergencial e de outros programas sociais que demandam atendimento presencial, a vacinação dos bancários da Caixa é urgente. Temos séria preocupação com o contágio nas agências. Devemos proteger não só os empregados, mas todas as pessoas que precisam do atendimento”, reforça o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Compartilhe: