A APCEF/SP enviou ofício nesta sexta-feira (10/7) à vice-presidência Fundos de Investimento (Viart) cobrando posicionamento sobre a convocação de 50% dos empregados para retomada do trabalho presencial.

:: Clique aqui para ler o documento.

Importante salientar que as condições do local onde funciona a VP Fundos de Investimento em São Paulo dificulta o distanciamento social, como recomendado pelos órgãos de saúde.

A retomada ao trabalho presencial sem planejamento e em momento agudo da pandemia submete os empregados a um risco desnecessário, sem qualquer justificativa plausível, já que as tarefas podem ser cumpridas integralmente por meio de trabalho remoto. Há, inclusive, indicadores de redução do absenteísmo nas áreas-meio após a adoção do teletrabalho.

O documento reitera a necessidade de que todos os trabalhadores ligados à Viart sejam mantidos, durante o período da pandemia, no Projeto de Trabalho Remoto, para a preservação de sua saúde e segurança.

Reforça ainda que a Covid-19 foi definida, em julgamento do Superior Tribunal Federal (STF), como doença ocupacional. Desta forma, na hipótese dos empregados ou seus familiares serem acometidos pela doença, os responsáveis pelo retorno precoce ao trabalho presencial dos empregados serão pessoalmente responsabilizados, civil e penalmente, conforme previsto na legislação vigente no país.

Compartilhe: