A atual vice-presidente de Logística e Operações (Vilop), Thays Cintra Vieira, seria uma das cotadas para assumir o cargo de presidente do banco digital. Thays é vice-presidente da Vilop, que toca a reestruturação nas áreas de logística e operações do banco, que inclui extinção de filiais como a Gilog, Giseg e Gilie, e está tirando o sono de muitos empregados da Caixa.

:: Transferência para a rede de empregados com incorporação é para reforçar as agências ou forçar adesão ao PDV?

Parte dos empregados desses departamentos estão tendo de buscar vaga em outras unidades, sem qualquer negociação ou debate. Alguns foram avisados na sexta-feira (4) que iniciariam o trabalho na Rede na segunda-feira (7). “Ressaltamos que os empregados devem exigir que qualquer alteração funcional seja formalizada pela empresa, e que não aceitem ordens que sejam informais ou que contrariem os normativos”, disse o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

:: Reestruturação: atenção, não aceite comunicado informal sobre transferência ou mudança de unidade

Banco digital – Notícias veiculadas pela grande mídia dão conta de que a Caixa pode arrecadar até R$ 50 bilhões com a abertura de capital (49% das ações) de um banco digital que ainda pretende criar. O patrimônio da instituição viria dos serviços prestados pelo aplicativo Caixa Tem.

O Caixa Tem foi anabolizado pela MP 982/2020, editada pelo presidente Bolsonaro, que ampliou as hipóteses de abertura automática deste tipo de conta. Após a MP, o número de contas digitais na Caixa alcançou 105 milhões de contas, que foram abertas para movimentar todos os benefícios sociais geridos pela Caixa, além de receber o FGTS em determinadas hipóteses de saque.

No entanto, o novo banco ainda aguarda o aval do Conselho de Administração para pedir a autorização de funcionamento ao Banco Central, e sua criação e alienação ficou mais restrita após a MP 995 “caducar”. Os planos do governo de desidratar a Caixa, porém são evidentes.

Durante o período de enfrentamento à MP 995, as entidades representativas atuaram junto ao Congresso para buscar a devolução da Medida Provisória, criando movimentos de engajamento da sociedade civil organizada contra a medida. Ingressaram também com ações judiciais contra o “fatiamento” da Caixa.

Compartilhe: