A criatividade não tem limites. Depois de fechar durante o horário do almoço, a Caixa inova e inventa mais uma maneira de “solucionar” o problema da falta de empregados, reduzindo o horário de atendimento até 13 horas. A atitude foi constatada em uma agência da Caixa na Baixada Santista.

O cenário encontrado na região foi de poucos empregados e orientação para restringir o acesso à agência para atendimento presencial. “Esta situação evidencia o quadro desesperador pelo qual passam as agências, que tiveram o problema da falta de pessoal agravado com os desligamentos incentivados pela Caixa, sem a devida reposição”, ressalta a diretora da APCEF/SP Ivanilde de Miranda.

A Caixa passa por um momento bastante delicado em sua história, com ataques intensos por parte do governo. Programas de demissões reduziram a quantidade de trabalhadores assustadoramente, com pelo menos 8 mil desligamentos nos últimos meses e nenhuma contratação, o que precariza o serviço oferecido à população, principalmente o atendimento social.

A consequência dessa política de desmonte do banco é que os empregados acabam por tomar atitudes extremas. O resultado dessas tentativas de resolver localmente um problema fruto da política do governo e da direção da empresa é desastroso: no momento em que é necessário engajamento da sociedade para preservar a Caixa como agente executora de políticas públicas, a população acaba sendo prejudicada e se voltando contra a instituição.  

A política do atual governo resulta em péssimo atendimento aos clientes, filas imensas, aumento da sobrecarga de trabalho e adoecimento de toda a categoria bancária.

“O fortalecimento da Caixa não se dá com megaeventos e, sim, observando as necessidades da população e dos trabalhadores”, ressalta o diretor da APCEF/SP Leonardo Quadros. “O que precisamos é de mais empregados para Caixa e mais Caixa para o Brasil”, finaliza.

 

Denuncie – Empregados que estejam trabalhando nessas condições podem denunciar anonimamente ao Departamento Sindical da APCEF/SP pelo e-mail sindical@apcefsp.org.br ou (11) 3017-8315.

A APCEF/SP enviou ofício à SR Baixada Santista questionando as medidas adotadas para solucionar o problema de falta de trabalhadores na região.

Compartilhe: