Em sua décima edição, o programa “Debatendo Funcef em 15 minutos” fez um alerta aos participantes no que diz respeito aos fortes ataques que a Fundação vem sofrendo. Com o tema Funcef sob ataque, o programa contou com a mediação de Nilson Moura, diretor Sociocultural da Fenae e membro da Fenag e a participação do presidente da Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa (Fenag), Mairton Neves e da diretora de Saúde e Previdência da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Fabiana Matheus.   

Para Fabiana Matheus, o tema do debate é extremamente importante e urgente, dada a gravidade da situação que os participantes estão vivenciando na Funcef, em especial no que tange aos ataques à governança da Fundação e principalmente à representação dos participantes na gestão da Funcef.   

Na última reunião do Conselho Deliberativo (CD), que aconteceu no dia 11 de maio, a representação da Caixa e um dos indicados da patrocinadora Caixa, apresentaram um parecer determinando a cassação do mandato dos conselheiros do Conselho Deliberativo (CD) e Conselho Fiscal (CF), que vinham tendo os seus mandatos prorrogados, tendo em vista a não realização do processo eleitoral em 2020. Segundo a diretora, o processo eleitoral não vem acontecendo por uma arbitrariedade da própria Caixa, que hoje, está no comando da Comissão Eleitoral e do CD, a última instancia de recursos.   

“Então, nós temos um processo bastante antidemocrático envolvendo a patrocinadora que estabeleceu um critério totalmente discriminatório para que os participantes venham a concorrer nas eleições, da qual chama ‘conflito de interesses’, ou seja, ela tem impedido que os participantes que tenham algum processo judicial concorram nas eleições da Funcef. Impugnando essas candidaturas desde o ano passado”, destacou Fabiana na entrevista.  

De acordo com Mairton Neves, vale lembrar quem são os verdadeiros donos do patrimônio da Fundação. “A Funcef tem R$ 80 bilhões de recursos sendo administrados e temos que lembrar que estes recursos são do participante, são nossos. Então, este entendimento nos coloca no centro das decisões. Somos quase 140 mil [participantes] e precisamos fazer com que a Caixa entenda que estamos cuidando de recursos nossos. A fundação, juntamente com os conselheiros que elegemos estão lá para gerir recursos que cuidam do nosso futuro, do futuro das nossas famílias”, ressaltou o presidente da Fenag na entrevista.  

:: Clique aqui para assistir o programa na íntegra:

Compartilhe: