A história começa no século XIX, quando um português conhecido por Antônio Bexiga, em virtude das cicatrizes de varíola que tinha, resolveu fazer lotes pequenos e baratos em suas terras, que foram muito atrativos para os imigrantes italianos.

Assim, começa a formação de um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, que foi denominado pela comunidade italiana de Bixiga.

Da Bela Vista ao Bixiga, o APCEF nos Passos da Cultura em mais um passeio virtual, que aconteceu na tarde de quarta-feira (14), guiado por Olavo Medeiros, fez uma viagem no tempo e nas lendas.

O guia ofereceu aos participantes um cardápio incrível recheado de dicas gastronômicas, locais para serem visitados novamente e de atividades gratuitas que acontecem por todo o trajeto.

“Se soubesse que ia ser assim tão bom, teria convidado a minha tia que tem 85 anos, é muito ativa, não conhece tanto a cidade de São Paulo e adora as histórias da imigração italiana”, diz a associada aposentada de São José do Rio Preto, Rosemary Reuter.

Adoniram Barbosa, Escola de Samba Vai Vai, samba, música na rua, teatros, casas tombadas, museus, grafites, religiosidades, restaurantes e muitas histórias são algumas marcas que fazem do bairro do Bixiga um dos destinos mais procurados por paulistanos e turistas.

“O passeio foi extraordinário e todas as informações que o Olavo Medeiros trouxe ao visitarmos cada espaço fez toda a diferença. Parabéns Apcef e já estou esperando o próximo!”, afirma a associada Shirleney Verri, que é empregada aposentada da Caixa de Taboão da Serra.

Além de ser conhecido como o bairro dos imigrantes italianos, o Bixiga também é reduto da comunidade negra, já que lá existiu um dos principais quilombos urbanos da cidade de São Paulo, o Quilombo Saracura.

Todos conheceram  um pouco da vida do comerciante Valter Taverna, um dos responsáveis pelo tombamento da Bela Vista, fundador da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista e da criação do formato que é hoje a Festa da Nossa Senhora de Achiropita.

Os associados, dependentes e convidados que estiveram no passeio virtual, certamente, têm muitas outras histórias para contar. Se você não pôde participar desta vez, não perca o próximo evento virtual da Apcef/SP.

“Nosso próximo encontro será dia 27 de outubro, terça-feira, das 14 às 16 horas, na plataforma ZOOM, no retorno do APCEF de Portas Abertas na versão virtual. Participe, será um dia radiante para todos nós”, convida a diretora de Aposentados da Apcef/SP, Elza Vergopolem.

:: Clique aqui e inscreva-se para o APCEF de Portas Abertas.

:: Para ver mais votos do passeio virtual, clique aqui.

Compartilhe: