Segue até o dia 25 de abril a campanha de Páscoa do Movimento Solidário (Fenae e Apcefs), em parceria com a Moradia e Cidadania e lançada em 25 de março, numa iniciativa que faz parte da ação solidária “Juntos a Gente faz o Futuro Brilhar”, cujo foco é a oferta de condições dignas de vida para quem mais precisa, por meio de doações.

“Esta é uma campanha que já integra o nosso calendário e reafirma nosso compromisso com a responsabilidade social, com a ajuda ao próximo e com o apoio para ações que beneficiam crianças e famílias em situação de vulnerabilidade no país”, lembra Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).  

O objetivo é convidar empregados e aposentados da Caixa, além de setores da sociedade em geral, a fazerem doações em dinheiro a crianças beneficiadas pelos 27 projetos de responsabilidade social das entidades associativas. Os valores podem ser doados mediante Pix, cuja chave é o CNPJ – 34.237/0001-55, ou transferência bancária, por meio de conta específica na Caixa: 104 (banco), 1041 (agência), 003 (operação) e 50174-4 (conta corrente). 

Portanto, ajude a melhorar a vida de brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país. Além das doações por Pix ou transferência bancária, os doadores podem acessar o site da campanha (www.fenae.org.br/futurobrilhar), ficando por dentro da ação, conhecendo os projetos beneficiados e se informando como podem doar. 

Mais informações sobre os projetos

Os projetos de desenvolvimento sustentável da Fenae e das Apcefs, executados em parceria com a Moradia e Cidadania, já beneficiaram mais de 800 crianças e conciliam ações de esporte, cultura, segurança alimentar e educação complementar com geração de renda, inclusão social/produtiva e meio ambiente. Até agora, foram realizadas três edições dessas ações, presentes em todos os estados do país. 

O primeiro edital, executado de maio de 2021 a julho de 2022, abrangeu 12 projetos que foram desenvolvidos no Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Chegou a 600 o número de pessoas beneficiadas diretamente, somadas às 2.426 indiretamente, focando em educação e geração de renda. 

No segundo edital, desenvolvido entre maio de 2022 e julho de 2023, foram selecionados 25 projetos, dos quais 19 em educação, esporte e cultura nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso. Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul (2), São Paulo e Sergipe. Nas áreas de segurança alimentar e geração de renda, foram executados projetos em Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Tocantins, enquanto os dois últimos em meio ambiente foram executados na Bahia e no Rio Grande do Sul (1). O número de pessoas beneficiadas alcançou o expressivo patamar de 2.094 diretos e 8.371, indiretos.  

O terceiro edital continua em vigor e vem sendo executado nos 27 estados do Brasil, apresentando em suas primeiras ações impactos positivos na promoção do desenvolvimento sustentável e da inclusão social. A previsão é de que os projetos inscritos beneficiem diretamente 1.859 pessoas e 7.436, indiretamente. Estão sendo desenvolvidos 19 projetos em educação e 8 em inclusão produtiva, mas todos amparados por ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Sergio Takemoto explica que todos esses esforços reiteram o compromisso da Fenae e Apcefs com a promoção da cidadania e evidenciam a capacidade demonstrada pelas entidades representativas de mudar o futuro de comunidades em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe: