No dia 24 de agosto celebra-se o Dia Mundial da Infância. Nessa data, Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) têm muito a comemorar considerando os avanços em saúde e educação nos municípios em que o Programa Movimento Solidário vem atuando.  

O programa de desenvolvimento sustentável executado pelo Instituto Fenae Transforma tem como objetivo levar segurança alimentar e inclusão produtiva às regiões com baixos indicadores sociais.  

Em 6 anos de atuação do programa em Belágua, Maranhão, o Movimento Solidário implantou 45 projetos e beneficiou um total de 2.162 pessoas. Nas 32 comunidades adotadas, crianças foram contempladas com a entrega de kits escolares e de higiene pessoal, além de atendimento médico logo no início da intervenção do programa, focada em atendimentos emergenciais. 

Com a perfuração de 10 poços artesianos, o percentual de domicílios com acesso à água potável no município maranhense saltou de 43% em 2015 para 61% em 2018, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). 

A taxa de evasão escolar foi outro aspecto que sofreu impacto desde a entrada do programa em Belágua: em 2015 ela correspondia à 7,70%. Em 2018 o já estava em 5,60%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).  

“É muito gratificante ver todos esses resultados do Movimento Solidário. Com o apoio dos empregados da Caixa, as ações articuladas em diversas frentes e a parceria com os governos estadual e municipal, além das comunidades, o Programa promoveu justiça social e levou às famílias a oportunidade de se desenvolverem e mudar suas realidades”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.   

Incentivo à leitura com o projeto Estante Mágica  

Agora o Programa vem investindo esforços em ampliar o acesso à leitura para crianças em Belágua e em Caraúbas do Piauí através do projeto Estante Mágica, que se viabilizou através do fundo Yunus, do qual a Fenae é a primeira investidora no Brasil.  

Através do Estante Mágica, 100 crianças em Belágua serão responsáveis pela produção de seus próprios livros e, em Caraúbas do Piauí, onde o Movimento Solidário atuou por 10 anos, outras 60 crianças estão participando das ações do projeto.  

Para saber mais sobre as ações do Programa Movimento Solidário pela Infância, acesse www.fenae.org.br/movimentosolidario. Não deixe de participar da campanha Ponto a Ponto. Através do site do programa ou por meio da plataforma Mundo Caixa, você pode doar aqueles pontos que estão prestes a expirar ou que não somam quantia suficiente para resgatar produtos. Resgate os sonhos das crianças de Belágua com o jeito Fenae de transformar o mundo.

Compartilhe: