Mais uma etapa do Movimento Solidário aconteceu em Belágua (MA), no último fim de semana. Hortas comunitárias foram inauguradas nos povoados de Lagoas, Olho d´água, Bom Princípio, Galegas, Jabuti, Santa Maria e Mocambo 1 e 2. Já na comunidade de Pilões, um tanque de piscicultura foi oficialmente entregue, e o vilarejo de Mendes inaugurou um galpão de criação de codorna. No total, 141 famílias foram beneficiadas nessa fase do projeto.

Silvana Bezerra, de 23 anos, é mãe de três filhos. Toda a família, que mora no povoado de Olho d´água, se envolveu no plantio da horta comunitária. “Tudo melhorou, graças a Deus, e peço para sempre melhorar mais”, disse a agricultora. Representantes da Fenae, da Wiz Soluções, da Integra, das Apcefs de Rondônia, do Maranhão e do Piauí, do Sindicato dos Bancários do Piauí, da Prefeitura de Belágua e do Governo do Maranhão acompanharam as inaugurações.

Para o gerente de Relacionamento da Fenae, David Borges, a participação dos moradores no projeto é um diferencial das ações desenvolvidas em Belágua. “As mudanças não aconteceram por nossa única e espontânea vontade, aconteceram porque a comunidade colocou mãos à obra e aceitou a ajuda de quem ofereceu. Importante destacar também que tudo isso é feito com as doações feitas pelos empregados da Caixa de todo o país”, comemorou.

Domingos de Souza, consultor local do projeto, conta que as comunidades são consultadas durante todo o processo, para que as ações realizadas atendam às necessidades de cada família. “Não adianta a gente chegar de fora com o projeto e dizer que tem que implantar tanques de peixe aqui ou ali, se na verdade o forte seria a avicultura. A comunidade mesmo é que tem que decidir o que quer, e nós damos a assistência”, relatou.

Além das inaugurações dessa etapa, as crianças ganharam chinelos doados pelos colaboradores e voluntários do projeto e as mães receberam leite em pó para reforçar a alimentação dos filhos. A desnutrição era um problema comum em Belágua, mas essa realidade está mudando. As comunidades já estão se alimentando com os peixes criados nos tanques e, a partir de agora, os legumes e verduras produzidos nas hortas vão complementar a dieta das famílias.

O próximo passo é viabilizar a comercialização regular desses alimentos, gerando renda para os produtores. A prefeitura do município, parceira do Movimento Solidário, vai atuar nesse sentido. “Nós vamos entrar com o transporte, para que os agricultores possam expor seus produtos nas feiras do município”, afirmou Neto do Mucambo, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Belágua.

Movimento Solidário

O objetivo do Movimento Solidário é levar desenvolvimento sustentável para regiões em condições precárias em todo o país, buscando erradicar a pobreza extrema, elevar os níveis de ensino e saúde, e promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

O projeto já mudou a realidade de Caraúbas (PI), e atualmente tem frentes de trabalho nos povoados rurais do município de Belágua (MA) e no Lar das Crianças Nossa Senhora das Graças, em Petrópolis (RJ).

Mais informações sobre o projeto no site www.fenae.org.br/movimentosolidario.

Fonte: Fenae.

Compartilhe: