O 7 de setembro deste ano não será apenas de celebração dos 200 anos da independência do Brasil, será também de protesto. A data é marcada pelo Grito dos Excluídos desde 1995.

O grito é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil ao longo da Semana da Pátria culminando no dia da independência. O objetivo é chamar atenção para aqueles que foram e são marginalizados no país ao longo de sua história.

O eixo dos atos em 2022 é “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?”.

O Grito dos Excluídos tem origem na Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada entre 1993 e 1994, quando estava à frente da Pastoral Social o bispo Dom Luiz Demétrio Valentini. Embora a iniciativa esteja diretamente ligada à CNBB, desde o início diversos organismos participam do movimento: as igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, movimentos sociais, organizações e entidades envolvidas com a justiça social.

Confira a programação no estado de São Paulo:

São Paulo (SP): 

7/9 – Ato “Por Terra, teto, trabalho e democracia! Pão e viver bem!” Às 09h00, na Praça da Sé.

7/9 – Alto Tietê – Diocese de Mogi das Cruzes, em Mogi das Cruzes: Concentração 8h30, na Catedral de Sant´Ana, com apresentação das pastorais sociais e movimentos populares. Missa às 09h, com o bispo D. Pedro Luís Stringhini, caminhada até o Largo do Rosário onde haverá manifestações populares das lideranças por Direitos, Liberdade dos Povos e Democracia.  

Americana (SP):  

07/09 – Celebração ecumênica e ato em bairro da periferia.  

Aparecida (SP): 

07/09 – Concentração às 06h00, na Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente à Basílica história (velha). 

Baixada Santista (SP):  

07/08 – Grito na Baixada na Zona Noroeste em Santos, concentração no sambódromo.  

Itupeva (SP):  

7/9 – 10h, celebração do Grito na Igreja Santo Antônio. 

Jundiaí (SP): 

07/09 – Igreja Santo Antônio, em Itupeva, com início às 10h, presidida por Dom Arnaldo, e Fila do Povo, no final da celebração.  

Mogi das Cruzes (SP): 

7/9 – 8h30, concentração na Catedral de Sant’Ana; 9h – missa com Dom Luis Stringhini, após caminhada até o Largo Rosario. 

Santo André (SP): 

07/09 – Missa na Igreja Matriz de Santo André, às 9h30, seguida por uma caminhada até a Praça do Carmo, onde será realizado o Grito, com ato político e celebração inter-religiosa, com participação de indígenas, movimentos de matriz africana e representantes evangélicos, representantes de movimentos de moradia, povo de rua, refugiados, afrodescendentes, carroceiros e outros.  

São José dos Campos (SP):  

7/9 – Praça Afonso Pena. 

Piracicaba (SP): 

07/09 – Praça central da cidade. 

Compartilhe: