Contribuir para a mudança do cenário de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes é o objetivo da parceria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae)/Apcefs com a ONG Moradia e Cidadania. Juntas, as entidades estimulam as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs) a fazer a diferença nas comunidades de menor renda que ficam próximas às suas sedes.

Na Apcef Paraná, o projeto Educação e Cidadania – Superando limites e conquistando sonhos dá os primeiros passos para as mudanças. Ele oferece reforço escolar e outras atividades de igual importância para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realizar um projeto social que atendesse uma comunidade próxima à Apcef já era uma ideia da Olga Pchek, integrante do Conselho Deliberativo da Associação. “O projeto foi, então, uma grata surpresa. O Brasil sempre teve desigualdade social, mas agora está mais acentuada com a pandemia e pela falta de políticas sociais  governo, que deixam a situação ainda mais grave. Diante deste cenário, nós, como sociedade civil, entidades e associações, precisamos fazer alguma coisa para melhorar a vida dessas pessoas”, disse Olga.

 O presidente da Associação, Jesse Krieger, explica que os esforços estão concentrados na ajuda à instituição Obra Social Santo Aníbal (Ossa). “Esta instituição já está atendendo parte das crianças de uma comunidade da região onde nossa sede social está instalada. São 180 crianças e adolescentes. Também assistimos crianças cujos pais trabalham na associação e são de baixa renda”, contou.

As atividades acontecem no contraturno escolar. “Fora o trabalho na instituição, também abrimos as portas da Apcef para que as crianças e adolescentes tenham acesso às aulas de instrumentos metais e planejamos incluí-los na nossa escolinha de futebol no próximo ano”, disse o vice-presidente da Associação, José Megume Tanaka. Ele ressalta a relevância da parceria para a realização do projeto. “Não precisamos ir longe para encontrar quem precisa de ajuda. Por isso esta parceria é de fundamental importância para que a gente possa oferecer melhor qualidade de vida para quem está ao nosso lado”. A instituição Ossa está situada no bairro Uberaba, o mesmo onde fica a sede da Apcef/PR.

Para a coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no Paraná, Maria de Fátima Costamilan, a parceria com a Fenae chegou em um momento oportuno para fortalecer o trabalho da instituição Ossa. Ela destaca como um dos aspectos mais importantes a contratação de uma psicopedagoga para acompanhar os alunos. “É um trabalho que requer tempo. Muitos alunos têm bloqueios emocionais, que são reflexo da violência doméstica sofrida por muitos deles; e estas questões impactam diretamente na aprendizagem”. Segundo Fátima, o déficit de aprendizagem era muito acentuado. Com a necessidade de isolamento social, por conta da pandemia, a situação se agravou. “O projeto chegou em um momento muito especial. Nosso esforço é para que eles consigam aprender a ler e escrever, a interpretar textos, para quando chegar na idade tenham o mínimo de condições de acesso ao trabalho”, explicou.

Embora o foco seja a educação, o trabalho alcança toda a família com o incentivo à economia solidária. A maioria das mães dos alunos trabalham como catadoras de recicláveis; então, o projeto oferece oficinas com técnicas artesanais para trabalhos com garrafas pet e macramê. Ao todo, serão 14 oficinas até 2022. Esta é uma especificidade do projeto que toca particularmente o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

 “Estes trabalhadores são de alta vulnerabilidade e dependem da coleta do dia a dia para terem recursos para ter o que comer. A economia solidária é uma possibilidade de gerar trabalho e renda para a comunidade, por meio do trabalho coletivo organizado. É um caminho que tem muito a avançar, mas estamos felizes em dar esses passos”, disse Takemoto. O caminho deste projeto segue até julho do próximo ano e muitos passos serão dados até lá, garante o presidente da Fenae.   

A parceria Fenae e ONG Moradia e Cidadania

Com o objetivo de promover ações de desenvolvimento sustentável em comunidades carentes nas proximidades das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) firmou uma parceria com a ONG Moradia e Cidadania dos Empregados da Caixa.

No total 12 projetos foram selecionados em todo o país para receberem recursos da Fenae, por meio do Instituto Fenae Transforma. Foram quatro na área de educação e oito de hortas comunitárias nos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
A atuação das duas entidades visando reduzir a desigualdade social também foi ressaltada pelo presidente da Moradia e Cidadania.

Compartilhe: