Nesta quinta-feira (29), comemora-se o Dia Nacional do Livro. A data foi criada em 1810 em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. A Fenae e Apcefs têm incentivado o acesso à leitura através do Eu Faço Cultura. Para se ter uma ideia de agosto de 2019 a setembro de 2020, a plataforma distribuiu 47.483 livros. 

O Programa Eu Faço Cultura é um grande incentivador da leitura, principalmente da literatura brasileira. Já foram distribuídos mais de 80 mil livros em todo o Brasil desde a criação do programa, seja através do resgate de publicações na plataforma, seja  por meio do projeto Biblioteca Renovada, que contempla escolas públicas do País. 

“O Eu Faço Cultura é um programa que incentiva a cultura em diversas áreas. Incentivar a leitura é fundamental para estimular o conhecimento. Quanto mais você lê, mais você aprende. O livro pode ser um grande instrumento para melhorar a vida das pessoas”, destaca o diretor Sociocultural da Fenae, Nilson Moura. 

Já são 13 anos de atuação e durante o isolamento social, mais do que nunca, o programa não podia parar e deixar mais de 7 mil beneficiários cadastrados sem acesso a arte e lazer, e 165 produtores culturais sem apoio. A plataforma passou por adaptações e conseguiu continuar cumprindo seus objetivos. Concentrou suas ações na distribuição de livros para todo o Brasil. Foram mais de 560 cidades atendidas. 

Uma das ações realizada neste período foi a parceria com a Bienal Mineira do Livro, que adaptou o evento para o ambiente virtual e junto com a plataforma distribuiu 6.570 vale livros para pessoas atendidas por programa sociais do governo, como Bolsa Família, idosos, PCDs, MEIs, escolas públicas e ONGs. 

Movimento Solidário

O Instituto Fenae está realizando uma campanha para ampliar o acesso à leitura nas comunidades de Belágua (MA), que são atendidas pelo programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs, Movimento Solidário.

Se você ainda não doou para campanha, confira como pode fazer a doação e melhorar as condições e vida de centenas de crianças! 

E, neste 29 de outubro, o Comitê de Responsabilidade Social do grupo Fenae, que reúne ainda a Integra, Wiz Soluções e Instituto Fenae, realizou uma ação junto aos empregados dessas instituições para divulgar a importância da leitura. 

Foram indicadas bibliotecas virtuais que  se encontram em domínio público ou que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes. Os livros estão em arquivos que podem ser baixados para serem lidos em qualquer dispositivo eletrônico. 

Confira algumas dessas bibliotecas:

 Portal Domínio Público 

Lançado em 2004, o portal oferece acesso a obras literárias, artísticas e científicas.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin 

Coleções de livros de literatura brasileira, história do Brasil e relatos de viajantes, que contam com publicações que vão do século XVI ao início do século XX.

Biblioteca Digital de Obras Raras 

Site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.

Biblioteca Nacional de Portugal 

Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.

Coleção Aplauso 

Site da Imprensa oficial do governo do estado de São Paulo, que disponibiliza biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, além de roteiros de cinema, peças de teatro e história de emissoras de TV.

Compartilhe: