A parceria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) com a ONG Moradia e Cidadania dos Empregados da Caixa, com o objetivo de promover ações de desenvolvimento sustentável em comunidades carentes nas proximidades das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), começa a ser colocada em prática neste mês de agosto. Oito projetos de horta comunitária e 4 projetos que têm por objetivo promover o reforço escolar e educação complementar para crianças e jovens serão iniciados no Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Os projetos foram escolhidos por um Comitê Gestor, composto por representantes da Fenae e da Moradia e Cidadania, após análise de propostas elaboradas pelas Coordenações Estaduais da ONG e Apcefs. A seleção contemplou os projetos com capacidade de promover impactos de transformação com o menor recurso e de fortalecer a atuação das Associações do Pessoal da Caixa e das Coordenações Estaduais da Moradia e Cidadania.

O anúncio do resultado da seleção de projetos do primeiro edital, lançado em junho, foi feito na última sexta-feira (30) pelos presidentes da Fenae e da Moradia e Cidadania, Sergio Takemoto, e Laurêncio Körbes, respectivamente.

“O empregado da Caixa é solidário, conhecemos as dificuldades das famílias de baixa renda, então oferecer estruturas para a realização de projetos sociais, que vão gerar oportunidades para as famílias de comunidades do entorno dos clubes das Apcefs, é parte do nosso papel enquanto cidadão”, destacou Sergio Takemoto.

A atuação das duas entidades visando reduzir a desigualdade social também foi ressaltada pelo presidente da Moradia e Cidadania. “Com esta parceria teremos condições de ampliar o número de pessoas assistidas e, assim, intensificar nosso compromisso assumido em Estatuto alinhado aos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030”, disse Laurêncio Körbes.

A parceria da Fenae e Moradia e Cidadania prevê ações de melhoria de qualidade de vida por meio de projetos que envolvam atividades esportivas, culturais, de educação complementar para crianças e jovens, utilizando o potencial social existentes nas sedes sociais das Apcefs; capacitação para geração de renda que envolvam o conceito de economia solidária, de educação ambiental, dentre outros.

No primeiro edital, foram considerados projetos focados em dois eixos de atuação: educação e segurança alimentar. As ações, adequadas a realidade local, serão desenvolvidas pelas Apcefs e as coordenações estaduais da ONG.

“Faz parte da história da Fenae levar a promoção do bem-estar dos empregados da Caixa e também da população. Essa parceria fortalece esse compromisso da Federação com uma sociedade mais justa e inclusiva”, acrescenta o presidente da Fenae. 

Compartilhe: