“Desde que o projeto começou conseguimos ver avanços significativos. Um deles é a forma como as crianças se comunicam e se expressam, com mais segurança e desenvoltura. A psicopedagoga ajuda a superar limitações e isso faz toda a diferença”. A avaliação é do Padre Robson, gestor da Obra Social Santo Aníbal (Ossa), escolhida pela Apcef Paraná para receber o projeto Educação e Cidadania, superando limites e conquistando sonhos”.  

Esse é um dos projetos aprovados no primeiro edital da parceria da Fenae com a Moradia e Cidadania, que incentivam ações sociais das Apcefs nas comunidades de baixa renda próximas às sedes das associações. No caso do Paraná, Icaraí, na região metropolitana de Curitiba, capital.  

A Ossa atende no contraturno escolar cerca de 250 crianças de 6 até 17 anos em situação de risco e vulnerabilidade e social. Na opinião do gestor, a avaliação individualizada da psicopedagoga está ajudando a identificar algumas dificuldades na escrita e interpretação de texto, a falta de atenção ou autoestima baixa e outros fatores que dificultam no processo de aprendizagem e desenvolvimento.  

O projeto, implementado há um ano, prevê a presença da psicopedagoga três vezes por semana. Depois de detectada a dificuldade ou limitação, ela monta uma estratégia com a equipe de trabalho que leve em consideração as necessidades de cada criança. Maria de Fátima Costamilan, coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no Paraná, acredita que a parceria com a Fenae chegou em um momento oportuno, pois o déficit de aprendizagem, já acentuado por causa da vulnerabilidade social, agravou-se na pandemia.  

O vice-presidente da Apcef paranaense, José Megume Tanaka, avalia que o sucesso da ação incentivou a ampliação da proposta inicial: “No segundo semestre abriremos vagas para os alunos na escolinha de futebol da Apcef, há crianças aprendendo instrumentos de metais na associação e engajamos os associados, que doam um quilo de alimento em troca de uma muda de árvore. Já destinamos 780 mudas para plantio”, informou ele. 

Jerry Fiusa, que é diretor da Região Norte da Fenae e do Comitê Gestor da parceria Fenae,  acredita que o perfeito entrosamento entre as entidades resultou num belíssimo projeto, levando esperança a crianças carentes por meio da educação e assim libertá-las do determinismo social.  

Na opinião do presidente da Fenae, Sergio Takemoto, esse é objetivo da proposta da Fenae: “Ficamos felizes em proporcionar esses avanços, em especial nesse momento de tanto desmonte de políticas públicas, em que os brasileiros veem o país voltar ao mapa da fome”, ressaltou. 

Parceria 
Com o objetivo de promover ações de desenvolvimento sustentável em comunidades carentes nas proximidades das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) firmou uma parceria com a ONG Moradia e Cidadania dos Empregados da Caixa. 

No total 12 projetos foram selecionados em todo o país para receberem recursos da Fenae, por meio do Instituto Fenae Transforma. Foram quatro na área de educação e oito de hortas comunitárias nos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

 

Compartilhe: