O dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data foi estabelecida em 2007 com o objetivo de difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

O TEA engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, todas relacionadas com dificuldade no relacionamento social.

Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), recebe o nome de espectro (spectrum), porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves à mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas, com as dificuldades de comunicação e relacionamento social.

Os TEA costumam aparecer na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida.

No entanto, com a conscientização e avanços nas pesquisas científicas o diagnóstico vem aumentando e se tornando mais acessível fazendo com que muitas pessoas o recebam somente na fase adulta.

Em 2022 um estudo publicado na Jama Pediatrics, realizado com 12.554 pessoas e dados de 2019 e 2020, revelou um número de prevalência de autismo nos Estados Unidos de 1 autista a cada 30 crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos naquele país. A prevalência anterior, considerada uma das mais relevantes do mundo, é de 1 em 44, divulgado em dezembro de 2021 pelo CDC (sigla em inglês do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo dos EUA), com dados referentes a 2018.

Ações da Apcef/SP

O tema está na pauta da Apcef/SP e das demais entidades representativas dos empregados. Faz parte das negociações com a direção da Caixa e da Campanha Nacional as dificuldades enfrentadas pelas empregados que estão no TEA ou são responsáveis por pessoas no espectro.

Em 2020 os empregados que são pais de pessoas com deficiência (PCD), organizados e mobilizados através da Apcef/SP e Sindicato dos Bancários, lançaram abaixo-assinado para cobrar que o banco atendesse reivindicações incluídas na pauta específica dos trabalhadores do banco público no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários 2020. 

Além disso, em 2021 a plataforma de convênio da Fenae e Apcefs passou a oferecer desconto para pós-graduação em ABA para Transtorno de Espectro Autista. E na Rede do Conhecimento, plataforma de cursos e workshops da Fenae, incluiu conteúdo sobre o tema.

Em 2022 o TEA foi o assunto discutido no 9º Encontro da Diversidade, evento anual promovido pela Apcef/SP.

Ainda em 2022 a Associação entrou com recurso ordinário pela ação coletiva que pleiteia a redução de jornada em duas horas, sem decréscimo da remuneração ou obrigatoriedade da compensação, dos associados que são pais, cônjuges ou responsável por pessoas com TEA. Saiba mais aqui.

Compartilhe: