A data, criada em 2008 pelas Organização das Nações Unidas (ONU), chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais.

Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de maneira única em cada pessoa. Há vários níveis de comprometimento – há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum. Algumas nem sabem que são autistas.

As peças de quebra-cabeça coloridas, utilizada na arte desta matéria, representa o mistério e a complexidade do autismo.

Para efeitos legais, os autistas são considerados Pessoas com Deficiência (PcD). De acordo com a Lei nº 12.764/12, é direito da pessoa com TEA o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo identificação precoce, atendimento multiprofissional, terapia nutricional, medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.

A pedido da Revista Autismo, o Instituto Maurício de Sousa produziu uma tirinha especial para o 2/abril/2019

 

Compartilhe: