Desde 2006 a Apcef São Paulo e a Moradia e Cidadania desenvolvem uma ação social pelo esporte na região da Vila Joaniza, no Jardim Miriam, onde está localizado o Clube da Associação, na periferia da cidade. Para ampliar o atendimento para crianças de 4 a 14 anos, eles apresentaram o projeto Transformar pelo Esporte, no segundo edital da Fenae e das Apcefs de ações nas áreas de segurança alimentar, inclusão produtiva e educação complementar no entorno das entidades.

Serão atendidas no contraturno escolar 70 crianças na escolinha de futsal e 60 na de Judô, divididos em três grupos por idade. Além do esporte em si, as crianças receberão reforço escolar e aulas de xadrez. Um dos alunos do curso de xadrez, inclusive, será agora o professor dos novos estudantes. “A Apcef/SP, através da Apcef Cidadã, já realizava projetos com as crianças de comunidades próximas ao nosso clube. A parceria com a Moradia e Cidadania possibilitou ampliar os projetos, e agora, com a FENAE, daremos um novo salto”, conta o presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

Cada atividade tem a duração de 60 minutos com uma frequência semanal e a divisão por faixa etária é realizada para cada modalidade esportiva, respeitando as fases motoras e aspectos físicos das crianças.

Segundo Amauri Nogueira, diretor Social e Esportivo da Apcef/SP e coordenador estadual da Moradia e Cidadania, o impacto social da iniciativa da Apcef na região, uma área periférica sem muitas opções de lazer para seus moradores. “Com parceria da Fenae, com mais recursos, vamos ganhar ainda mais impulso para mudar a realidade que nos cerca”, afirmou ele, ao anunciar que brevemente deverão oferecer ainda aulas de inglês para os alunos atendidos.

Essa é a segunda versão do edital aberto pela Fenae para que as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs), e as Coordenações Estaduais da Moradia e Cidadania, apresentassem projetos de desenvolvimento sustentável em favor de comunidades em situação de vulnerabilidade, situadas preferencialmente nos arredores das sedes sociais das Apcefs. No ano passado a ação contemplou 12 propostas, executadas pelo período de um ano. Neste ano foram aprovados todos os 25 projetos apresentados.

“Temos a certeza de que a Apcef São Paulo e a Moradia e Cidadania trabalham em consonância com a Fenae, para buscar atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU. São recursos que se transformam em um novo futuro para essas crianças”, afirmou Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

Compartilhe: