Teve início nesta quinta (7) a reunião ordinária do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Defesa da Caixa e dos direitos dos seus empregados, eleições da Funcef, preparativos dos Jogos da Fenae e assessoria jurídica foram alguns dos pontos debatidos pelo fórum que reúne representantes das 27 Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa) do país.

O encontro acontece de forma híbrida. As atividades presenciais estão sendo realizadas em Salvador (BA), onde a partir desta sexta-feira (8) começa o Inspira Fenae 2022.

Ao dar as boas-vindas aos participantes do CDN, o presidente da Federação, Sergio Takemoto, frisou: “Este é um momento histórico, porque estamos retomando nossos eventos presenciais, após dois anos de pandemia. E isso acontece justamente com o Inspira, cujo tema é “Imagine”, que tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo. Precisamos sonhar com um país e um mundo melhor, retomar nossa esperança”.

O presidente do CDN, Jadir Garcia, destacou que 2022 é um ano de desafios. “Temos as eleições que vão definir os rumos do país e precisamos eleger pessoas que nos representem e defendam nossas causas nos Estados, no Congresso Nacional e na Presidência da República”, reforçou.

Na reunião, os membros do CDN aprovaram, por unanimidade, a prestação de contas da entidade referente ao exercício de 2021. O parecer do Conselho Fiscal, recomendando a aprovação, foi lido pelo conselheiro Marco Zanardi.

O diretor de Comunicação e Imprensa, Moacir Carneiro, fez uma apresentação dos resultados comunicação da Federação e destacou importância de consolidar a Fenae enquanto fonte primária de informação no que diz respeito à defesa da Caixa e de seus empregados. “Todos os dias a Fenae trabalha para defender os empregados da Caixa e por um banco mais público, social e do povo. Com o resultado alcançado, nossa intenção é ser a melhor opção de comunicação e imprensa que a Fenae pode ter”, pontuou Carneiro.

Mandato CA Caixa

A conselheira representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, agradeceu o apoio das Apcefs e demais entidades representativas para sua reeleição. 

“Ao votar em mim, os trabalhadores votaram contra o processo de desmantelamento do banco e a piora drástica das condições de trabalho”, afirmou.

Rita Serrano destacou que a atuação do seu mandato e do movimento associativo e sindical foi um dos fatores que impediram que o governo levasse adiante seus planos de fatiar a Caixa e vender a empresa por partes. Para a conselheira, o futuro da Caixa depende do governo que for eleito nas urnas em outubro.

CEE/Caixa

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília, Fabiana Uehara Proscholdt, reforçou a fala da conselheira Rita Serrano sobre a precariedade das condições de trabalho no banco.

“Hoje, as condições de trabalho são péssimas. Estamos no pior momento vivido pelos empregados. Direção da Caixa não se preocupa com os trabalhadores e nem com a população”, alertou. Segundo Fabiana Uehara, falta sistema adequado e empregados para prestar bom atendimento à população.

Segundo ela, a comissão conseguiu a retomada do Fórum Nacional de Condições de Trabalho, que a categoria conquistou em 2013, mas não houve avanços nas negociações com o banco para debater os problemas denunciados pelos trabalhadores.

“Nossa organização e capacidade de mobilização vai ser fundamental para melhorar as condições de trabalho na Caixa, garantir a manutenção dos nossos direitos e fazer a defesa da Caixa”, ressaltou o presidente da Fenae.

 

Compartilhe: