As cinco maiores empresas públicas brasileiras registraram lucro líquido de R$ 60,7 bilhões no primeiro semestre deste ano. Na lista estão Banco do Brasil, grupo Caixa, grupo BNDES, grupo Petrobras e grupo Eletrobras. Juntas, respondem por 95% do total do resultado das empresas estatais federais.

O resultado representa avanço de 69% sobre igual período de 2018 e comprova a eficiência das estatais, que não precisam promover demissões nem merecem ser privatizadas. A manutenção desse patrimônio é defendida pela sociedade, já que dois em cada três brasileiros (67%) se opõem às vendas, segundo recente pesquisa divulgada pelo Datafolha.

Outro dado importante do estudo revela que pouco mais da metade (54%) dos brasileiros tomou conhecimento dos planos do governo Jair Bolsonaro (PSL) de vender empresas como os Correios e outras nos próximos anos. Desses, 16% estão bem informados sobre o assunto e os demais mais ou menos informados (31%) ou mal informados (7%).

“É nesse ponto que devemos insistir, ampliando as informações sobre os males da privatização para trabalhadores dessas empresas e para a sociedade em geral”, afirma a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano. Ela acrescenta que palestras, audiências, seminários e publicações específicas vêm sendo organizados e produzidos pelo comitê, e que é urgente expandir essas informações.

Compartilhe: