A APCEF/SP participará do 1° Campeonato de Xadrez “Luiz Gushiken”, que acontecerá em 5 de outubro, a partir das 10 horas, no Café dos Bancários, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

O torneio será dividido nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e absoluto (acima de 16 anos). As disputas acontecerão no sistema suíço, com 30 minutos cronometrados no relógio para cada jogador. Ao final do encontro, todos os participantes receberão medalhas.

:: Quem foi Luiz Gushiken?

O homenageado neste Campeonato foi bancário do Banespa e conhecido como o “dirigente sindical de todos os bancos”, pela facilidade que tinha em conhecer, com detalhes, todas as reivindicações e estruturas específicas de cada instituição financeira.

Destacou-se como um militante dedicado à defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores, especialmente bancários, e atuante na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Foi presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo de 1984 a 1986. Foi liderança fundamental na histórica greve de 1985, que garantiu direitos e, naquele momento, contribuiu para a redemocratização em curso no país.

Luiz Gushiken faleceu em 13 de setembro de 2013, aos 63 anos, em consequência de um câncer, contra o qual lutava desde 2002.

Compartilhe: