Edição: 26
Segundo balancete de novembro de 2014, os planos da FUNCEF, somados, acumulam déficit de R$ 5,349 bilhões. O valor corresponde a 9,59% do total dos ativos de investimentos (recursos garantidores de pagamento dos benefícios). Considerados isoladamente, apenas o plano REB mantém superávit, pois ainda consome saldo anteriormente acumulado.

Equacionamento do déficit

O REG/REPLAN, forma Saldada e Não Saldada, registrará déficit pelo terceiro ano consecutivo. Assim, segundo Resolução CNPC 13, de 4 de novembro de 2013, será obrigatória a implementação de plano de equacionamento. O cálculo de contribuições ou de aporte adicional será definido pela FUNCEF e apresentado à patrocinadora, participantes e órgão regulador ainda em 2015. Em 2016, inicia-se cobrança. A conta será dividida entre participantes ativos e aposentados do plano e a Caixa. O Novo Plano aparece, em novembro, com déficit de 12,28% o que, ainda de acordo com Resolução, determinará proposta de equacionamento em 2015, embora a FUNCEF, até agora, informe que não será o caso. Aguarda-se o resultado de dezembro.

Rentabilidade

As aplicações em renda fixa (majoritariamente, títulos públicos do Tesouro Federal) alcançaram resultado superior à meta esperada, 11,32% ante 10,88%. Operações com participantes (Credinâmico), também, lembrando que, neste caso, a concessão de empréstimos obrigatoriamente é realizada com taxas de juros e de custeio administrativo superiores à meta atuarial. Resultado inferior ao desejado observa-se em Renda Variável (ações), Investimentos Estruturados (fundos de participação e empresas) e Investimentos Imobiliários.

Compartilhe: