Graças à pressão dos trabalhadores de empresas públicas, sindicatos e entidades representativas, a apreciação da PLS 555/2015 –  que deveria ter acontecido em 3 de fevereiro – foi adiada. Mas pode voltar à discussão no Senado a qualquer momento.
No início de fevereiro, com a retomada dos trabalhos do Senado, o Projeto de Lei entrou em pauta. Por causa da iminência da aprovação, entidades representativas dos trabalhadores, sindicatos e centrais sindicais mobilizaram-se e conseguiram barrar a apreciação.
Manifestações em todo o País, principalmente em Brasília, conseguiram a criação de um substitutivo ao projeto, a ser apresentado até 15 de fevereiro, quando a matéria deverá voltar à pauta do Senado. A missão está a cargo de um grupo formado por técnicos do Senado e lideranças de partidos políticos.

O que acontece se o Projeto for aprovado
O PLS 555 nasceu da junção de duas iniciativas de senadores tucanos, o PLS 167, de Tasso Jereissati, e o PLS 343, de Aécio Neves. Poderia ser chamado de o Estatuto da Desestatização, pois determina que empresas públicas sejam constituídas sob a forma de Sociedade Anônima (S.A.), permitindo a participação do capital privado. A proposta foi apresentada como parte da Agenda Brasil do Senado.
“O PLS 555/2015 é a retomada do projeto de privatização da era FHC em outra roupagem”, alerta o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra. “Temos de unir esforços para barrá-lo. Queremos que a Caixa continue a desempenhar seu papel de agente de políticas públicas e que o lucro gerado seja revertido ao desenvolvimento do País e não a especuladores do mercado financeiro”, finaliza Kardec Bezerra.

Ações nas redes sociais
Cada empregado pode fazer sua parte para defender a Caixa pública. Use a hashtag #NãoaoPLS555 nas manifestações contra o projeto.
Você pode, também, enviar e-mail aos senadores e cobrar o voto contra esta medida que coloca em risco o status de banco público da Caixa, a continuidade de seu papel social além dos empregos de centenas de trabalhadores.
Anote os endereços eletrônicos dos senadores eleitos em São Paulo: Aloysio Nunes (PSDB), aloysionunes.ferreira@senador.leg.br; José Serra (PSDB), jose.serra@senador.leg.br; e Marta Suplicy (PMDB), marta.suplicy@senadora.leg.br
Use o texto abaixo no corpo do e-mail e, no assunto, escreva #Diga Não ao PLS 555. Vamos lotar a caixa postal dos senadores:

Senhor Senador,
Como nosso representante eleito por voto popular, pedimos que vote contra o PLS 555.
Honre o voto recebido nas eleições e seja contrário a esse projeto que é uma afronta aos interesses nacionais.

Fique atento
Quer saber mais sobre o Projeto de Lei do Senado? Acesse www.diganaoaopls555.com.br.

Compartilhe: