Representantes em ato na agência Vila Sabrina e em reunião na SR Santana: caso solucionado!

Para contar este feito, vamos recorrer a uma das figuras de linguagem mais conhecidas da Língua Portuguesa: a metáfora.

Hoje, 9 de agosto, a APCEF/SP, em conjunto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, pode afirmar que realizou, com sucesso, um verdadeiro parto, dando a luz a certeza de que a luta por direitos sempre vale a pena.

Depois de várias tentativas frustradas de fazer com que os gestores da Caixa usassem o bom senso no caso de uma empregada da Vila Sabrina que, no sétimo mês de sua gravidez, perdeu sua função, as entidades representativas dos trabalhadores realizaram duas ações, nesta quinta-feira, determinantes para a restituição do antigo cargo à funcionária: uma manifestação na agência e a entrega de uma carta, em mãos, ao presidente da Caixa, Jorge Hereda, com o pedido de imediata anulação do descomissionamento.

Em menos de quatro horas, a situação delicada em que a empregada gestante se encontrava foi revertida.

“Pré-natal” – na semana passada, a empregada da Vila Sabrina, grávida de sete meses, foi surpreendida com a notícia de que perderia sua função.

Isso significaria, na prática – caso não tivesse sua função restituída -, que ela, poucos dias antes de entrar em licença-maternidade, teria uma significativa redução em seu salário justamente no momento em que mais necessitaria de recursos.

Foi então que a APCEF/SP e o Sindicato começaram uma verdadeira maratona de reuniões na tentativa de sensibilizar os gestores. Os representantes dos empregados conversaram com o gerente da unidade, com os responsáveis pela SR Santana, com diretores da Caixa em Brasília, que mantiveram total insensibilidade diante do caso.

Apenas na manhã de hoje, depois de realizarem manifestação na agência Vila Sabrina, com distribuição de carta aberta à população e retardamento da abertura da unidade em duas horas, a situação da empregada ganhou destaque e começou a tomar outro rumo.

No mesmo instante em que ocorria o ato sindical na agência Vila Sabrina, diretores da APCEF/SP e do Sindicato estiveram presentes na apresentação do balanço da Caixa, realizada pelo presidente Jorge Hereda, com o intuito de entregarem um documento a ele com o relato do caso da empregada.“Posso garantir que a Caixa não tem, como política, esse tipo de prática. Apurarei os fatos e darei um retorno a vocês o mais breve possível”, afirmou Jorge Hereda na ocasião.

Uma hora depois da entrega do documento, por intervenção da Vigan, de Brasília, a pedido do presidente, uma reunião foi marcada na SR Santana entre os representantes da Caixa e dos empregados.

“Não aceitamos a postura da Caixa de desrespeitar os empregados, de não zelar pelo seu patrimônio”, afirmou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto, participante da reunião na SR e da manifestação na Vila Sabrina. “Por isso, ficamos muito satisfeitos com a reversão do quadro da empregada. É preciso que os gestores da Caixa deixem suas metas e, em muitos casos, a insensibilidade de lado e ajam com coerência e humanidade”.

 

Compartilhe: