Depois da chamada “dança das cadeiras” que ocorreu nas Superintendências Regionais de São Paulo, com a realização de um rodízio entre os superintendentes, a APCEF/SP tem recebido diversas reclamações de empregados, em especial, dos vinculados à SR Ipiranga.
De acordo com as denúncias, de dois meses para cá, coincidentemente depois que o superintendente Sérgio Cançado assumiu a SR, aconteceram várias destituições de gerentes nas unidades.
Além disso, denúncias dão conta de que existe pressão desmedida no dia a dia dos trabalhadores. Empregados relatam, inclusive, que têm sido “convidados” a participar de reuniões fora do horário de trabalho, sem contabilização de horas extras.
“O clima nas unidades está horrível. Os empregados estão sentindo-se pressionados e, pior, totalmente desmotivados com a política que vem sendo adotada pelo novo gestor” – contou um funcionário.
“É um efeito cascata nas agências: a SR cobra os gerentes, que cobram os empregados, que se desesperam com tanta pressão descabida de metas” – comentou outro trabalhador.

• APCEF/SP questiona superintendente
Diante do exposto pelos trabalhadores, representantes da APCEF/SP reuniram-se com o superintendente da SR Ipiranga no último dia 20, na capital, para debater as denúncias.
No encontro, o superintendente afirmou que as destituições foram consequência de um processo que já estava em andamento. “Apenas dei continuidade à gestão anterior, que pretendia destitui-los com base em avaliações feitas” – afirmou Sérgio Cançado.
Para os representantes da APCEF/SP, o superintendente teve pouquíssimo tempo para conhecer e avaliar a nova equipe. “A atitude do gestor da Caixa foi extremamente prematura. Dois meses não são suficientes para que medidas como essas sejam tomadas” – afirmou o diretor da Associação, Gledson Sousa, presente à reunião.
Cobrado à respeito das reuniões fora do horário de trabalho, o superintendente afirmou que encaminharia uma circular para as unidades com a determinação de que todas as horas extras sejam pagas corretamente.
“Não existe ‘convite’ para que o empregado participe de reunião relacionada a assunto profissional. Existe, sim, uma convocação por parte da Caixa, principalmente se o encontro ocorrer fora do horário de trabalho, gerando horas extras, as quais devem ser pagas integralmente” – comentou Gledson Sousa.

• Denuncie!
No caso de falta de condições adequadas de trabalho em sua unidade, entre em contato com a APCEF/SP pelo telefone (11) 3017-8315 ou pelo e-mail sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: