O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região assinará em algumas semanas termo de adesão ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançado em maio pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). O acordo foi feito durante audiência em Brasília, entre o secretário de Saúde da entidade, Walcir Previtale, e o secretário-geral da Presidência do TST, Rubens Curado Silveira, nesta quarta-feira 8.

“A formalização da adesão só não aconteceu hoje (quarta) porque o programa é recente e o TST ainda está elaborando o conteúdo do acordo, mas a parceria e a contribuição do Sindicato à iniciativa já é certa”, anunciou Walcir.

O programa do TST visa diminuir o número de acidentes de trabalho que, como ressalta o órgão, tem aumentado no país. Para isso, estabeleceu parcerias com diversos outros órgãos e entidades, entre eles o Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério da Previdência, Advocacia Geral da União (AGU), Ministério da Saúde. Além disso, a ação vai contar com a participação dos tribunais regionais do Trabalho. “O projeto é grande e foca duas questões que consideramos fundamentais para combater o problema: a prevenção e o caráter educativo das ações”, avaliou o dirigente.

Setor financeiro – Na ocasião, Walcir Previtale entregou ao magistrado uma carta que traça quadro sobre a saúde dos trabalhadores do ramo financeiro, com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), IBGE e Previdência que mostram que a categoria é uma das que mais sofrem de LER/Dort e adoecimento mental, como depressão e síndrome do pânico.

> Leia a íntegra da carta entregue ao magistrado

Rubens Silveira disse que o Tribunal tem conhecimento da situação e confirmou que o adoecimento desses trabalhadores, principalmente por transtornos mentais, gera diversas ações trabalhistas. “Como juiz do Trabalho ele mostrou que está ciente do quadro e das condições de trabalho no setor financeiro, falou inclusive da pressão para o cumprimento de metas”, contou Walcir.

A reunião, segundo o secretário de Saúde, foi promissora. “Acho que o programa tem tudo para avançar e sabemos que a luta contra o problema deve envolver outros setores da sociedade, e não só as entidades que representam os trabalhadores.”

Dados – A campanha do TST possui um hotsite com informações e dados estatísticos sobre saúde do trabalhador no Brasil e uma biblioteca virtual sobre o tema. Clique aqui e acesse o hotsite.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Compartilhe: