APCEF/SP apura denúncias e cobra firmeza da Gipes/SP para melhorar atendimento do plano

Por conta de divergências em algumas questões contratuais, a Unimed – uma das empresas credenciadas ao Saúde Caixa – decidiu, em uma atitude unilateral, cessar o atendimento aos beneficiários da região do Vale do Paraíba em 20 de abril. A Superintendência Regional (SR) Vale do Paraíba tomou conhecimento do fato pela Gerência de Filial de Gestão de Pessoas da Caixa de São Paulo (Gipes/SP), que administra os contratos dos prestadores de serviço.
“Diversas ligações de empregados confirmaram a notícia. A empresa (Unimed) usou de um método para tentar, é claro, fazer com que seus interesses fossem atendidos, mas os itens do contrato são os mesmos para todos (os credenciados) e devem ser cumpridos. Além disso, estamos sujeitos à fiscalização do Tribunal de Contas” – esclareceu o gerente administrativo da SR Vale do Paraíba, José Geraldo Ferroni.
A APCEF/SP recebeu vários telefonemas e e-mails de empregados denunciando a situação e, em 8 de maio, representantes da Associação estiveram na Gipes/SP para questionar a conduta do credenciado nessa situação e exigir avanços nas negociações relativas ao Saúde Caixa. A reunião contou com a presença do diretor-presidente da Associação, Sérgio Takemoto, e da gerente de serviços da Gipes/SP, Maria da Conceição Bastos Bemerguy.

• Impunidade
Assim como o repentino descredenciamento – também por decisão da Unimed – na região de Bauru, em junho de 2007, esta suspensão na área do Vale do Paraíba aconteceu sem o imperativo aviso prévio de 30 dias, estipulado no contrato, causando um problema generalizado.
“Os usuários foram surpreendidos e viram-se abandonados por um dos principais conveniados, da noite para o dia. A região do Vale do Paraíba tem uma abrangência muito extensa e a rede de credenciados é menor no interior do Estado, o que potencializa os estragos de uma interrupção como esta” – comentou o diretor-presidente, Sérgio Takemoto.
O manual do credenciado não prevê nenhuma punição severa em caso de paralisação sem comunicação anterior ou de recusa de atendimento, simplesmente uma mera advertência. “É muito difícil negociar na área de saúde, os credenciados ‘batem o pé’ em relação aos pagamentos… Não queremos nos desfazer da parceria, mas também não podemos ser reféns da Unimed. O que pretendemos é expandir a base (de credenciados) e fazer novos convênios para ampliar o atendimento” – disse a gerente da Gipes/SP.

• A criação de comitês
A situação já foi normalizada, mas o descontentamento é grande. Os beneficiários ficaram desamparados por nove dias e, de acordo com Conceição Bemerguy, não há nenhum dispositivo que impeça a Unimed de paralisar os serviços novamente. A intenção é aperfeiçoar as relações entre a Caixa e o credenciado para que isso não se repita.
“Devemos considerar o uso dos produtos da Caixa para melhorar o relacionamento com os atuais colaboradores e atrair novos, oferecendo algumas facilidades. Podemos nos comprometer a divulgar um novo credenciado por mês” – garantiu a gerente de serviços.
Durante a reunião, foi solicitada a abordagem a entidades sindicais que pudessem auxiliar na resolução destes problemas e cobrada a criação de comitês de acompanhamento – que cuidariam de inconveniências como esta e do atraso do pagamento aos médicos, entre outras dificuldades. A gerente da Gipes/SP comprometeu-se a buscar soluções para as reivindicações.
“É inadmissível que os usuários fiquem a mercê dos credenciados desta forma. Se o nível de insatisfação for crescente entre os beneficiários e os conveniados, chegaremos a um ponto em que não poderemos mais remediar a situação. A APCEF/SP continuará fiscalizando o Saúde Caixa e irá lutar, em nome dos associados, para que as devidas providências sejam tomadas” – afirmou Sérgio Takemoto.

• Outros debates
Durante a reunião também foram abordadas outras questões como as pesquisas de clima organizacional e a situação de alguns empregados que estão no Programa de Reabilitação Ocupacional (PRO), que possui, de acordo com Conceição Bemerguy, 270 pessoas cadastradas. “É um número alarmante. O tratamento dado aos empregados reflete a deficiência na política de recursos humanos da Caixa” – conclui o diretor-presidente da APCEF/SP.

*** Se a sua região apresenta carência de profissionais credenciados ao Saúde Caixa ou deficiências no atendimento, entre em contato com a APCEF/SP. Ligue (11) 3017-8313 ou envie e-mail para: sindical@apcefsp.org.br.

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