Não é a primeira vez que a APCEF aborda o tema da sobrecarga de serviço nas retaguardas, porém, desde que foram retomadas pela Caixa, essas trabalham com um número de empregados muito inferior à demanda do setor.
A maior incidência de reclamação dos empregados recai sobre o fato de as retaguardas terem sido “reimplantadas” com muito mais responsabilidades, como, por exemplo, a compensação de cheques em todas as suas instâncias.
Além disso, os tesoureiros assumiram todas as atribuições antes desenvolvidas pelos gerentes de retaguarda, sem que o salário fosse alterado.
Não bastasse isso, muitos tesoureiros extrapolam, em média, em duas horas diárias a sua jornada de trabalho para dar conta da demanda.
Nas agências, o monitoramento das máquinas de autoatedimento já faz parte das metas da unidade, aumentando, ainda mais, a pressão sobre os trabalhadores da retaguarda.
Com isso, apesar de os tesoureiros serem vinculados à Reret, acabam pressionados, também, pelo gestor da unidade.
“O fato de não atingir 100% de funcionamento do ATM por muito tempo pontua as agências no AV Caixa. Além de toda a demanda, viramos ‘babá’ dos precários caixas eletrônicos”, disse um tesoureiro vinculado à Reret Santana.
Um outro empregado afirmou que não há reserva de tesoureiro. “Quando um sai de férias, acontece um rodízio ‘burro’ nas retaguardas, no qual um empregado é deslocado de sua unidade por cinco dias para cobrir a ausência do outro. Mas e a retaguarda a qual ele pertence, quem cuida?”, relatou um tesoureiro vinculado à Reret Ipiranga.
De acordo com o trabalhador, não há mais o interesse do empregado da Caixa em ser tesoureiro. “Estamos sobrecarregados, não temos plano de carreira e, ainda, o piso salarial é muito baixo. É frustrante o descaso da Caixa”, completou o empregado.
“Intensificaremos a luta por melhorias na área de retaguarda junto à direção da Caixa”, afirmou o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto. “Entre em contato conosco e denuncie as más condições de trabalho em sua unidade. Garantimos o sigilo do seu nome”, finalizou.

Departamento Sindical da APCEF, (11) 3017-8315 – e-mail: sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: