Chantagem é a palavra que classifica a atitude da direção da Caixa ao divulgar a CI Vipes/Surse 028/08, que trata do aumento do porcentual de contribuição relativo ao custeio do REG/Replan não-saldado.
Para quem ainda tem dúvidas quanto ao caráter da circular, basta lembrar que a divulgação do documento aconteceu às vésperas do encerramento do prazo para o participante do REG/Replan “optar” ou não pela adesão ao Novo Plano – com o Saldamento do benefício acumulado -, que terminou no último dia 5.
Ao elaborar as alterações no regulamento do REG/Replan e criar o Saldamento e o Novo Plano, o grupo de trabalho composto por representantes da Caixa, da Funcef e dos participantes, por consenso, recomendou a alteração do método de custeio para não tornar a contribuição excessivamente alta para os associados à Fundação, de forma que dificultasse o pagamento.
A APCEF/SP, em conjunto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, encaminhou à direção da Caixa, em 3 de setembro, ofício questionando a divulgação da circular e pedindo a revogação de seu conteúdo.
“A atual situação do REG/Replan não-saldado permite que se faça as alterações exigidas pela legislação, ou seja, a atualização da tábua e a alteração do método de custeio, sem necessidade de aportes extras de recursos” – diz um trecho do documento.
Para os representantes das duas entidades, as alterações propostas pela direção do banco visam apenas a punir os participantes que optaram pela permanência no plano original, o REG/Replan.
“Queremos que a direção da empresa autorize as alterações necessárias, as quais viabilizem, inclusive, a redução das contribuições, tanto dos participantes quanto da patrocinadora” – comentou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.

• Pressão total
Não bastasse o anúncio do aumento do custeio, a direção da Caixa, por meio de sua presidente, Maria Fernanda Coelho, informou a “intenção” do banco de retirar o patrocínio ao REG/Replan. O anúncio foi feito na abertura da reunião do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, em 28 de agosto.
A justificativa dada pela presidente da Caixa foi a idéia, da empresa, de concentrar recursos na efetivação e no aprimoramento do Novo Plano.
“Essa chamada ‘intenção’ da Caixa é muito preocupante em um cenário de total pressão, em que o banco tem imposto exigências absurdas aos participantes do REG/Replan. Temos de repudiar essa chantagem” – completou Sérgio Takemoto.

• Viva Voz
A postura do banco causou indignação ao conjunto de empregados, principalmente aos participantes do REG/Replan.
“A APCEF/SP orienta os trabalhadores a manifestarem-se por meio do Viva Voz, demonstrando toda a sua insatisfação com as atitudes da Caixa. Temos de ser solidários com nossos companheiros, pois amanhã pode ser qualquer um de nós a passar por tamanha pressão” – disse o diretor-presidente da APCEF/SP.
O texto sugerido pela Associação para o Viva Voz é: “Repudio a chantagem da Caixa com os participantes do REG/Replan”.
Manifeste-se!

Compartilhe: