A valorização dos pisos dos empregados, a contratação de mais trabalhadores, a incorporação do plano REB pelo Novo Plano da Funcef, a licença-prêmio e o Adicional por Tempo de Serviço (ATS) aos bancários que ingressaram na empresa a partir de 1998 foram algumas das principais reivindicações dos bancários que ficaram sem resposta na contraproposta apresentada pela direção da Caixa Federal ao Comando Nacional dos Bancários. O documento para renovação do acordo aditivo ao Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) foi apresentado durante rodada de negociação específica realizada na quarta 21, em Brasília.

Na negociação, a Caixa Federal afirmou que irá aplicar o mesmo índice de reajuste para os salários e verbas – auxílios refeição, alimentação e creche/babá – que for acordado com a Fenaban. E que manterá a redação no acordo aditivo para as cláusulas: ausências permitidas, parcelamento do adiantamento de férias, licença-maternidade, licença para tratamento de saúde, procedimento para caso de assalto e sequestro, intervalo para descanso entre outras.

"Mas para a solução das principais reivindicações dos trabalhadores – contratação de empregados, critérios objetivos para o descomissionamento, melhores condições de trabalho, etc. – nada foi apresentado", explicou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.

PONTOS DA NEGOCIAÇÃO

GTs mantidos – A direção da Caixa Federal informou que as questões relativas à saúde do trabalhador e Saúde Caixa, bem como o sistema de ponto eletrônico (Sipon) serão aprofundadas nos grupos de trabalho específicos.

PLR Social – Os representantes dos empregados cobraram da Caixa a manutenção da PLR Social, conquista obtida na campanha salarial do ano passado. A empresa informou que está fazendo estudos sobre esta questão.

Saúde Caixa – O Comando Nacional dos Bancários reivindicou ainda melhoria no atendimento do plano de saúde. O coordenador da CEE/Caixa disse que é preciso apresentar solução para o superávit do Saúde Caixa, utilizando os recursos para melhorar a qualidade da assistência médica dos empregados. A empresa ficou de levar propostas a estas reivindicações para serem debatidas no GT Saúde do Trabalhador.

Promoção por mérito – A Caixa garantiu a realização da promoção em 2012 e a manutenção da comissão paritária para definição dos critérios.

Cipas – A Caixa concordou com a participação das entidades sindicais nos cursos de Cipa e elaboração das SIPATs(Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

Fonte: SEEB/SP e Fenae

Compartilhe: