O drama dos empregados da Caixa e dos demais bancos que têm sofrido com a forte onda de calor e a falta ou problemas nos sistemas de ar-condicionado foi tema de reportagem do Jornal Diário de São Paulo, da edição do último sábado, dia 15.

A APCEF/SP tem acompanhado e mostrado a situação complicada em diversas agências da Caixa na capital e no interior. Devido ao mal funcionamento de sistemas de refrigeração várias agências tem retardado a abertura ou sequer aberto as portas das agências em sinal de protesto contra a direção dos bancos e de modo a obter alguma resolução para os problemas enfrentados.

Somente no ano de 2014, foram registrados 40 casos de agências que foram fechadas ou que reduziram o período normal de atendimento dentro da área de atuação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
De acordo com as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a temperatura ideal no ambiente de trabalho deve oscilar entre 23°C e 26°C, no verão, e 20°C e 26°C, no inverno. Somente na última sexta-feira, o calor no ambiente de trabalho e a falta de ar-condicionado foram a causa do fechamento de três agências, duas delas na capital paulista – elas estão localizadas na Zona Norte (Santander) e no Centro (Itaú). Houve ainda o registro de uma agência em São Caetano do Sul, no ABC.

Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, ao todo foram 70 denúncias sobre o calor e a falta de ar-condicionado em janeiro e 135 no mês de fevereiro. Há registros, segundo a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores), de paralisações em bancos de 18 cidades do país.

Os registros do Contraf-CUT são das cidades de Piracicaba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Rio das Pedras, Campinas e Taubaté. No Rio de Janeiro, além da capital fluminense, há registros em Petrópolis, assim como em Porto Alegre e Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, Maceió, em Alagoas, e Belém, no Pará.

Mais agências
Em Jundiaí, funcionários distribuíram sorvete
Algumas agências não fecharam as portas, mas promoveram protestos bem-humorados por causa da falta de ar-condicionado. Em Jundiaí, na última sexta-feira, o sindicato dos bancários da cidade distribuiu sorvetes aos correntistas.

Nos Jardins, até o Rei Momo foi ajudar a protestar

No dia 17 de janeiro, bancários de uma agência do Banco do Brasil, na Rua dos Pinheiros, nos Jardins, também distribuíram sorvetes aos clientes. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região ainda colocou um homem sentado em um trono sendo abanado por outros bancários da entidade sindical.

Fontes: Diário de S.Paulo / Ivan Ventura
Contraf-CUT

 

Compartilhe: