Com informações da Contraf-CUT e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

A greve de advertência ocorrida em 26 de setembro em todo o País foi considerada um sucesso pelas entidades representativas dos trabalhadores. Cerca de 120 mil bancários filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) paralisaram suas atividades por 24 horas.
No Sindicato de São Paulo Osasco e Região aderiram ao movimento grevista cerca de 34 mil bancários, com 279 locais paralisados. No Rio de Janeiro, cerca de 80% do centro financeiro parou. Brasília teve grande adesão nas agências e prédios administrativos. Belo Horizonte contou com forte paralisação na Caixa , no Banco do Brail e em bancos privados. No Rio Grande do Sul, foram 236 agências, sendo que em Porto Alegre pararam dezenas de agências e prédios administrativos. Em Curitiba, houve paralisação do centro financeiro. No ABC paulista, 130 agências pararam, sendo que 97% das unidades da Caixa aderiram à paralisação.

• Negociações com a Fenaban e a Caixa

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) agendou para 27 de setembro, quarta-feira, às 15 horas, na capital, a sexta rodada de negociações da campanha nacional unificada deste ano.
Passaram-se quase 50 dias da entrega da minuta de reivindicações e nada dos banqueiros apresentarem contraproposta para os itens reivindicados pelos bancários, embora a data-base já tenha ficado para trás: 1º de setembro.
Já, 28 de setembro, quinta-feira, é dia de rodada de negociação entre a direção da Caixa e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa).
A reunião será às 15 horas e a representação dos empregados esperam seriedade por parte da direção do banco.
Para a mesa específica com a empresa, foram destacados alguns itens prioritários: jornada de seis horas, isonomia entre todos os empregados, pagamento do tíquete e da cesta-alimentação para os aposentados, Plano de Cargos e Salários (PCS) e Plano de Cargos Comissionados (PCC), democratização da direção da empresa com a volta do diretor-representante (Direp), promoção por merecimento e contratação de mais empregados.

Compartilhe: