Em 19 de maio, o gerente da Rerhi/SP, Lino Henrique Pereira Neto, informou a APCEF/SP de que o pedido de pagamento do adicional de periculosidade para os empregados do Posto de Atendimento Bancário (PAB) da Caixa na Polícia Federal, na capital, feito pelas entidades representativas dos trabalhadores, foi acatado pela direção da empresa.
Depois de muita negociação entre a representação dos empregados e da Caixa e de fiscalização feita pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT), a empresa irá cumprir o que determina a Norma Regulamentadora nº 16 do Ministério do Trabalho, que trata de atividades e operações perigosas.
O prédio que abriga os empregados do Posto de Atendimento é considerado área de risco.

• Pedido antigo

Em 2003, quando o PAB mudou-se para o prédio da Polícia Federal, os trabalhadores solicitaram à direção da Caixa o pagamento do adicional.
O banco chegou a enviar um engenheiro ao local, que entendeu não haver riscos aos empregados. O pedido foi, diante do laudo do profissional, indeferido pela empresa.
Com a negativa da Caixa, os empregados entraram em contato com a diretoria da APCEF/SP que, em conjunto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, visitou o local e solicitou fiscalização pela DRT.
O auditor da DRT fiscalizou o prédio e emitiu um laudo favorável aos empregados, no qual determinou o pagamento do adicional de periculosidade, pela Caixa, retroativo à data de mudança dos trabalhadores para a unidade atual.
Diante do laudo da DRT, a Associação enviou, no último mês de abril, ofício para a Rerhi, pedindo o pagamento do adicional.
Leia trecho da resposta da Caixa ao ofício da APCEF/SP, em 19 de maio: “Em resposta a seu ofício e em razão da decisão dos Auditores Fiscais do Trabalho, informamos que foi solicitado à Cerhu a inclusão do adicional de periculosidade aos empregados lotados no PAB Polícia Federal.”
“A APCEF/SP acompanhou todo o processo de negociação com a direção da Caixa, inclusive a fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho. Essa é mais uma vitória na luta pelos direitos dos empregados” – comentou a diretora-presidente da Associação, Fabiana Matheus.

Compartilhe: