No dia 12 de janeiro de 2016 a Caixa completou 156 anos de uma história marcada pela luta dos empregados. Por isso a mobilização por melhores condições de trabalho e contra o desmonte do banco, um Dia Nacional de Luta. Atos ocorreram em todas as regiões do país e no estado de São Paulo a APCEF/SP, juntos de outras entidades representativas, esteve em agências e unidades de diversas regiões.

paulista _2__interna_site.jpg

A Gifug, unidade da capital paulista, é um exemplo de como os atos funcionaram. Balões, faixas e panfletos lembraram empregados e população da importância da Caixa como banco 100% público e da necessidade de mais empregados. Além de uma carta à população alertando sobre a importância do banco como principal meio de fomento das políticas públicas mais importantes do país. Muitos dos que passavam pelo ato demonstraram apoio aos empregados e preocupação com o fechamento de agências.

“A Caixa quer desligar umas 10 mil pessoas e fechar 100 agências, se você pensar que cada agência tem em média 15 empregados vai ficar um déficit enorme e um peso enorme para a Caixa, para nós empregados, como um todo”, comentou um dos trabalhadores da unidade.

Reunidos com os representantes de entidades como a APCEF/SP, os empregados demonstraram preocupação perante a notícia de um possível PDV (Programa de Demissão Voluntária) e as ameaças de privatização de diversas áreas do banco. Segundo outro empregado da Gifug, a falta de posicionamento oficial da Caixa sobre muitas notícias que têm circulado, inclusive na imprensa, também aumenta o clima de apreensão.

Compartilhe: