Da Agência Fenae

A mobilização e os protestos dos empregados da Caixa por todo o País, desde a divulgação da Circular Interna 003/06, em 5 de janeiro, serão fatores determinantes na rodada de negociação que a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e a direção da empresa realizam na tarde do dia 27 de janeiro. O encontro acontece às 14 horas.
O Dia Nacional de Mobilização ocorrido em 26 de janeiro não deixa dúvidas quanto ao forte descontentamento dos trabalhares com a atitude da Caixa de divulgar circular interna impondo critérios arbitrários para a implantação da nova função de Caixa, em desacordo com as discussões que levaram ao fechamento do Acordo Coletivo 2005/2006. Foram expressivas as atividades de protesto País a fora, especialmente no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, onde inúmeros agências foram fechadas por uma hora.
Além de condenar a implantação do caixa de ponto-de-venda sem a devida discussão com o movimento sindical bancário, o movimento dos empregados colocou, também, de forma categórica, a exigência de solução para pendências que há muito vêm se arrastando, sobretudo as relacionadas à RH 008 e à renegociação de dívidas.
Alguns resultados já foram produzidos pela pressão dos empregados sobre a empresa. A Caixa anunciou no dia 19 um aumento de 10% no número de vagas de caixa a serem implantadas de imediato. O número sobe dos 6.064 previstos na CI 003/06 para 6.670.

• Renegociação das dívidas

Na última quarta-feira, dia 25, a empresa apresentou também sua proposta para a renegociação de dívidas. A CEE-Caixa expressará na negociação de 27 de janeiro a avaliação de que a proposta para renegociação de dívidas ficou aquém das expectativas e cobrará melhorias em vários pontos, sobretudo no que se refere às taxas de juros, consideradas ainda muito altas.

Compartilhe: