O processo de negociações permanentes com a direção da Caixa foi retomado no último dia 1º.
Durante o encontro, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) apresentou à direção da empresa os itens que pretende debater, extraídos das resoluções do 21º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) e que não foram contemplados na campanha salarial unificada recém- encerrada. Ficou assegurado, ainda, que novos itens poderão ser incorporados, com base em demandas que venham a surgir.
Confira os itens que serão debatidos durante as negociações:

• RH 008 – reintegração dos demais demitidos
Tendo em vista que o grupo de trabalho (GT) sobre a RH 008 não foi mantido no acordo coletivo de trabalho de 2005, a questão da reintegração de todos os demitidos pela normativa deverá ser debatida na mesa permanente.

• Saúde
Os trabalhos do GT Saúde serão retomados. A primeira reunião deve ser agendada de 21 a 23 de novembro.

• Segurança bancária
Também serão retomados os trabalhos do grupo, cuja data de reunião ainda deverá ser definida.

• Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon)
O tema passará a ser tratado diretamente na mesa permanente. A Caixa apresentou, em reunião com a participação de representantes da área de Tecnologia, cronograma para início da implantação da interligação dos sistemas, conforme segue:
– implantação de projeto piloto na Matriz e nos Escritórios de Negócios (ENs) entre janeiro e fevereiro de 2006.
– ampliação e ajustes do projeto na Matriz e nos ENs entre março e abril.
– implantação de projeto piloto em agências entre maio e junho.
– expansão do projeto para as demais agências entre junho e julho.
Além da interligação dos sistemas, também serão debatidos: implantação de login único para garantir que um mesmo empregado não possa logar dois equipamentos ao mesmo tempo, fim do registro de horas negativas no sis-tema e maior rigor nas homologações de registros, entre outros.

• Avaliadores de penhor
O tema foi desmembrado em subitens e será remetido para as discussões temáticas específicas.

• Técnicos sociais
Ficou definido que os atuais ocupantes de função que possuam os requisitos previstos na RH 060 serão promovidos, de acordo com a disponibilidade de vagas criadas a partir da negociação, em suas atuais lotações, podendo optar por jornada de seis ou oito horas.
Para os cargos excedentes, haverá abertura de processo seletivo, devendo ser observada a determinação da referida CI.
Demais itens, como jornada especial e horas extras, também deverão ser debatidos.

• Jornada de trabalho
Restabelecimento da jornada de seis horas para os cargos técnicos e de assessoramento, sem redução salarial.

• Metas
Garantia de metas factíveis, com participação dos empregados no Plano de Negócio Participativo (PNP).

• PCS/PCC
Debate de todos os itens que não foram contemplados na campanha salarial unificada de 2005. Esse tema também deixará de ser objeto de grupo de trabalho.

• Caixas executivos
Os critérios para nomeação dos atuais caixas flutuantes nas vagas restantes do cargo a ser criado, conforme negociado, serão debatidos nas próximas reuniões entre a direção e a CEE-Caixa.

• Processo Seletivo Interno (PSI)
O tema irá constar na mesa permanente, uma vez que o grupo de trabalho sobre o tema não foi mantido no acordo coletivo de trabalho de 2005.

• Aposentados
Extensão do programa de renegociação de dívidas para os aposentados, com solução de questões pendentes da negociação da Funcef e extensão do auxílio-alimentação para todos.

• Técnicos bancários
Unificação do plano de cargos e salários e isonomia.

• Adicional compensatório por perda de função ou cargo
Restabelecimento do direito.

• Pagamento de porcentual da comissão para substituto eventual
Criação de norma.

• Atendimento agendado
Debate sobre o tema.

• Renegociação de dívidas
A Caixa apresentou proposta com prazo de 48 meses e taxa de 2,7% a.m. A CEE-Caixa argumentou que, face à garantia de recebimento em função do débito consignado, a empresa poderá oferecer melhores condições.
A CEE-Caixa solicitou que a resposta seja rápida, uma vez que o compromisso inicial era apresentar a proposta em 14 de outubro. A Caixa também sinalizou afirmativamente no tocante a estender a operação aos aposentados. A empresa informou, ainda, que se encontra em estudo a possibilidade de inclusão – no programa de renegociação – de dívidas com outras instituições, comprometendo-se a dar um retorno breve.

• Dirigentes sindicais
A CEE-Caixa também solicitou à Caixa que restabeleça as gratificações e funções asseguradas aos dirigentes sindicais que as perderam em razão da política de cassação das liberações na administração anterior. Foi solicitado, ainda, o restabelecimento das liberações para Fenae e APCEFs.

• Próxima reunião

A próxima reunião da mesa de negociações permanentes ficou agendada para 30 de novembro, quarta-feira. Acompanhe o resultado na página da Associação na internet.

Compartilhe: