Da Agência Fenae

Aconteceu em 22 de junho, na capital, a primeira rodada de negociações da Campanha Salarial Unificada de 2004, quando a Executiva Nacional dos Bancários apresentou à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) uma lista com 34 cláusulas da minuta mínima unificada.
Estas cláusulas contêm itens referentes à abrangência e ao teor econômico e social, devendo serem discutidas prioritariamente na mesa única entre bancários e banqueiros.
A novidade foi a participação da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, reforçando assim a unificação da Campanha Salarial deste ano.
A expectativa é de que o acordo coletivo de 2004 seja fechado até 31 de agosto.
Em 22 de junho, a Fenaban manifestou desejo de realizar negociação rápida com a Executiva Nacional dos Bancários, usando esse argumento como justificativa para não assinar o pré-acordo proposto pelos bancários. Na ocasião, a Executiva Nacional também cobrou que a Convenção Coletiva Nacional fosse estendida a todos os trabalhadores de empresas ligadas ao sistema financeiro nacional, inclusive as terceirizadas. A reivindicação foi novamente negada pelos banqueiros.

Calendário: negociações e atividades da campanha salarial

O encontro entre bancários e banqueiros definiu um calendário para as próximas rodadas de negociações da mesa única, que devem ocorrer em 6 e 20 de julho, na capital.
No decorrer deste período, a Executiva Nacional dos Bancários irá realizar diversas atividades, entre as quais o lançamento da Campanha Salarial em todos os Estados (1º de julho) e um seminário para discutir as estratégias da categoria bancária em mesa de negociações (5 e 6 de julho).
No dia 16, em ato organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), os bancários irão participar do dia nacional pela mudança da política econômica do governo federal.
No próximo dia 25, sexta-feira, a Executiva Nacional dos Bancários reúne-se para deliberar sobre a mídia da Campanha Salarial Unificada.

Compartilhe: