A segunda rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em 6 de setembro – que tinha por objetivo discutir as cláusulas econômicas – foi marcada pela falta de proposta dos banqueiros.
Os representantes da Fenaban disseram não para todas as reivindicações discutidas, entre elas o aumento real e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Para os banqueiros, o aumento real é uma “excepcionalidade” que depende da campanha salarial.
Quanto à PLR, os banqueiros negaram a proposta apresentada pelo Comando Nacional e chegaram a afirmar que o trabalho do bancário já está pago com o salário e os benefícios que recebem.
Os representantes da Fenaban ameaçaram, também, retirar a 13ª cesta-alimentação conquistada no ano passado. Disseram que foi outra “excepcionalidade”.

• Caixa

É sempre bom lembrar que as cláusulas econômicas debatidas na mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban também dizem respeito aos empregados da Caixa.
Os representantes dos trabalhadores, presentes no Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), decidiram pela manutenção da estratégia de campanha unificada.
As questões específicas dos bancos públicos estão sendo negociadas concomitantemente à mesa geral, com as direções das empresas.
A próxima rodada de negociações específicas entre o Comando Nacional e a Comissão de Negociação da empresa está marcada para 15 de setembro, quinta-feira.

• Mobilização

O Comando Nacional dos Bancários aprovou, ainda em 6 de setembro, um calendário nacional que aponta para a construção da mobilização da categoria.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Vagner Freitas, todos os bancários devem participar das atividades indicadas para forçar os banqueiros a apresentarem uma proposta que atenda às suas reivindicações.
Acompanhe, abaixo, o calendário da Campanha Nacional dos Bancários:

• Setembro
Dia 13 – Dia Nacional de Luta – negociação Banco do Brasil, BNB e Besc.
Dia 14 – Reuniões do Comando – negociação com a Fenaban.
Dia 15 – Manifestações BEC e Rural – negociação com a Caixa.
Dia 16 – Negociação com o Banco do Brasil.
De 14 a 21 – Paralisações regionais.
Dia 20 – Negociação Basa.
Dia 21 – Passeatas com assembléias.
De 26 a 30 – Atividades para construir o Encontro Nacional.

• Outubro
Dia 1º – Encontro Nacional.

Compartilhe: