O Diário Oficial da União publicou na última quinta-feira, 27, o decreto da presidenta Dilma Roussef em que fica oficializada a mudança no Estatuto da Caixa Econômica Federal, garantido assim a posse dos representantes eleitos no Conselho de Administração, órgão máximo de decisão do banco.

Até então, segundo o artigo 11 do texto, só podiam integrar o Conselho de Administração da Caixa os empregados que já haviam ocupado cargos gerenciais ou relevantes em órgãos ou entidades de administração público por, no mínimo, dois anos. Agora, no entanto, este impedimento não existe mais devido a mudança do Estatuto, faltando apenas a direção da empresa marcar a data de posse dos conselheiros eleitos.

Segundo a diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus, a oficialização da proposta de mudança do Estatuto, encaminhada à Casa Civil pela Caixa, consiste em uma importante vitória dos trabalhadores do banco. “A posse de Fernando Neiva (titular) e Maria Rita Serrano (suplente) fará valer o voto em um processo democrático transparente”.

Pressão das entidades representativas para assegurar a posse

Um fator importante no processo de garantir a posse dos conselheiros eleitos na Caixa consiste na visita que Fernando Neiva e Fabiana Matheus fizeram à José Lopes Feijó, assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, na semana passada.
No encontro, depois dos representantes dos empregados explicarem o quanto era fundamental uma mudança no Estatuto do banco, Feijóo alegou que estava acompanhando o processo e que iria intensificar esse monitoramento.
Outro capítulo dessa luta foi a iniciativa dos conselheiros eleitos no último dia 7 de fevereiro, que protocolaram correspondência cobrando de Jorge Hereda (presidente da Caixa) informações conclusivas sobre a data de nomeação e posse junto ao órgão máximo de decisão do banco.

Fonte: Fenae Net
 

Compartilhe: