Da Agência Fenae

As adesões ao projeto poderão ser feitas até 14 de dezembro de 2007

A Fenae e o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa lançam em 1º de novembro a campanha de arrecadação de recursos para o financiamento do projeto Eu Faço Cultura 2008. O lançamento será no Rio de Janeiro, na casa de shows Vivo Rio, às 19h. As adesões poderão ser feitas até o dia 14 de dezembro de 2007.
Participarão da solenidade a presidenta da Caixa, Maria Fernanda Coelho, o presidente da Fenae, José Carlos Alonso, o presidente da Caixa Seguros, Thierry Claudon, o presidente da Funcef, Guilherme Lacerda, representantes do Ministério da Cultura, além dos artistas que se apresentaram pelo projeto Eu Faço Cultura em 2007 como Tony Garrido, Roberto Frejat, Paula Lima e Nando Reis. Após o lançamento haverá uma coletiva de imprensa.
Às 21 horas, no mesmo local, acontecem os shows de encerramento da 23ª semana cultural do projeto Eu Faço Cultura. O grupo brasiliense de percussão SomCatado, que ministra a oficina de música, se apresenta, juntamente com os 10 melhores alunos, na abertura do show dos cantores Roberto Frejat, Tony Garrido e Paula Lima.

• Novidades

Para o próximo ano, o Eu Faço Cultura já trabalha algumas novidades, entre elas, a inclusão da oficina de teatro, um dos pedidos dos empregados Caixa, segundo pesquisa realizada pelo projeto. O número de semanas culturais também será ampliado. Em 2008, 40 cidades receberão o Eu Faço Cultura.
As oficinas, tanto de música quanto de teatro, irão trabalhar a capacitação profissional de todos os envolvidos na produção de um grande show ou de uma grande peça. O foco não será apenas o músico ou o ator, mas todos os profissionais, como iluminador, técnico de som, cenógrafo, produtor, entre outros.
Mais uma vez, o pessoal da Caixa que aderir ao Movimento se transformará em patrocinador do projeto Eu Faço Cultura sem gastar nada. Poderão participar da campanha de arrecadação os empregados ativos e aposentados da Caixa, empregados do Grupo Caixa Seguros e empregados do grupo Fenae, desde que cadastrados no site do PAR: www.programapar.com.br.

• Sobre o projeto

O Eu Faço Cultura é o maior projeto do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet. Em 2007, oito mil empregados da Caixa participaram da campanha de arrecadação realizada no final de 2006. A mobilização captou R$ 2,7 milhões que viabilizaram a realização de semanas culturais em todo o país. A meta para 2008 é expandir o projeto e arrecadar para o EFC cerca de R$ 5 milhões.
Mais de 1.100 pessoas já participaram das oficinas de música e de fotografia oferecidas gratuitamente pelo Eu Faço Cultura. Os shows de encerramento das semanas culturais contaram com artistas consagrados como Nando Reis, Lenine, Vanessa da Mata, Alceu Valença, Toni Garrido, Paula Lima e Frejat.
A Lei Rouanet surgiu em 1992 como um importante incentivo fiscal para os patrocinadores da cultura brasileira. Até o ano de 2005, ela vinha sendo muito usada por empresas (pessoa jurídica). A participação de pessoa física chegava a pouco mais de 3.500 por ano. Depois do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa, a mobilização de pessoas físicas para se beneficiar do incentivo praticamente quadruplicou, passando para 11.700 patrocínios de pessoas físicas.

Compartilhe: