Big and Bold Target, Fast Track, Shutdown. Essas foram algumas das expressões em inglês usadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para tornar mais dourada a pílula amarga a qual pretende submeter o brasileiro no próximo ano, em especial os servidores públicos. Em entrevista à imprensa, ministro não deixa dúvida em relação à privatização: “todo ano eu vou tentar, vai ser possível? Não sei, mas vou tentar. E privatização? Vou vender tudo, essa é a meta!”, publicou o jornal Valor Econômico.

Ao fazer um balanço do ano, a equipe econômica mostrou que as desestatizações atingiram R$ 100 bilhões ante meta de R$ 80 bilhões. O secretário especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercado, Salim Mattar, disse que deve acelerar as privatizações no ano que vem. Segundo ele, após “conhecer o terreno”, vai propor um fast track para as desestatizações, informou o jornal. Ao dizer que vai propor um Fast Track, ou seja, rapidez no processo de privatização, a equipe econômica chama a atenção para a falta de diálogo que marca a atual gestão, sem ouvir os diferentes setores da sociedade.

Não é novidade os planos do governo, muito menos o desejo de Paulo Guedes em vender tudo o que for possível. Desde que foi anunciado como possível ministro de Jair Bolsonaro vem dando declarações públicas sobre privatização. E quase todos os meses, desde que assumiu o cargo, reafirma em entrevistas este objetivo.

Com este histórico as afirmações de Guedes, as respostas de Bolsonaro, sempre negando a privatização de empresas como a Caixa e Banco do Brasil, carecem de credibilidade, já que em momento nenhum orientou seu assistente (Guedes) a mudar o discurso.

Essas ameaças só reforçam a importância do engajamento dos empregados na campanha #ACAIXAÉTODASUA, pois nada garante que os planos de Guedes não serão levados adiante.

Entre inúmeras ações, a campanha #ACAIXAÉTODASUA, organizada por entidades representativas como a Fenae, vem se espalhando pelo país e continuará promovendo manifestações, atos de conscientização e audiências públicas em 2020. Participe!

Compartilhe: