Diante da intransigência e da falta de transparência da direção da Caixa em relação ao processo de reestruturação que está em curso na empresa, os representantes dos trabalhadores definiram o dia 7 de abril, quarta-feira, como o Dia Nacional de Luta contra a reestruturação.
Nessa data, os sindicatos e as entidades de todo o País devem organizar manifestações e cobrar da empresa mais respeito pelos empregados. Consulte o sindicato de sua base e demonstre sua indignação: participe das mobilizações.

• Nenhuma novidade na rodada de negociação
Em reunião realizada com a Caixa na sexta-feira, dia 26, em Brasília, a Contraf-CUT e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), mais uma vez, indignaram-se com a falta de informações a respeito da reestruturação que está ocorrendo na empresa e as consequências dessas mudanças para os trabalhadores.
A Caixa apenas reafirmou o que já é de conhecimento de todos: as áreas-meio mudarão de nome e serão promovidas fusões de alguns processos, com ampliação ou redução de áreas.
Os representantes dos empregados questionaram a empresa em relação à possível perda de gratificação de boa parte desses trabalhadores. A Caixa admitiu não ter como responder quais serão as consequências para os trabalhadores envolvidos porque, de acordo com a empresa, o processo está em andamento e há adequações a serem feitas.

• Abaixo-assinado por melhorias na saúde
Durante a reunião, a CEE-Caixa entregou mais de 5 mil assinaturas recolhidas em defesa da melhoria da saúde na Caixa e contra a redução das Gipes.
O documento reivindica a criação de estruturas para cuidar especificamente do Saúde Caixa e da saúde do trabalhador, desvinculadas das Gerências de Filial de Pessoas (Gipes) e subordinadas diretamente à Gerência Nacional de Saúde (Gesad).

• Reabertura do PCS
Atendendo à solicitação da Contraf-CUT, a Caixa confirmou a reabertura das adesões ao Plano de Cargos e Salários (PCS) a partir do dia 1°, até 30 de abril, tanto para a carreira administrativa como para a profissional.
O salário referência da carreira profissional é o de 1° de janeiro de 2010. Na carreira administrativa, para enquadramento na nova tabela, será considerado o salário em 31 de março de 2010. Valem as mesmas regras de 30 de junho de 2008 para as indenizações, que variam de R$ 500 a R$ 10 mil. Apesar da solicitação da CEE-Caixa, a empresa não vai efetuar a correção monetária dos valores.

• Cipas, exaustores e climatização
A Caixa informou que irá promover eleições das Cipas em etapas, por Gipes, devido à sobrecarga no sistema. A CEE- -Caixa cobrou da empresa que o processo seja padronizado. Ficou acordado que as eleições das unidades que possuem representação serão realizadas em junho, em calendário a ser negociado com as representações sindicais.
Em relação aos exaustores, a Caixa encaminhou o laudo produzido por especialistas contratados pelo Sindicato dos Bancários do Ceará para seus engenheiros e, estes, avaliaram que os testes apresentados não condiziam com as mesmas premissas do ambiente de trabalho.
Os representantes dos trabalhadores manifestaram preocupação com a metodologia, pois, pelo laudo apresentado, os equipamentos para exaustão são inadequados e até perigosos para a saúde de quem os manipula – empregados e clientes.
A Caixa está concluindo novos laudos com dados coletados no ambiente de trabalho e deve apresentá-los na próxima reunião.
O próximo encontro entre a Caixa e os representantes dos trabalhadores está previsto para acontecer em 15 de abril.

Compartilhe: