Na próxima quinta-feira, 28 de novembro, volta a acontecer mais uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) com o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT e assessorado pelo Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador e a Fenaban para discutir o tema saúde dos bancários.
A reunião será das 9h às 12h, na sede da entidade patronal, em São Paulo e terá como objetivo definir uma nova metodologia que será adotada no prosseguimento das atividades do GT. Todos debates terão a presença de médicos do trabalho, psicólogos e advogados especialistas na área de saúde do trabalhador, indicados pelos dois lados da mesa.

De acordo com o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Walcir Previtale, a perspectiva de discussão no GT é avançarmos para além de diagnósticos que explicam as causas dos adoecimentos e afastamentos entre os trabalhadores. “Queremos discutir com o setor patronal novas propostas que mudem a atual organização do trabalho bancário e democratizem as relações de trabalho dentro dos bancos", afirma Previtale.
O GT foi instituído por exigência dos trabalhadores devido ao alto número de afastamentos por problemas de saúde e é uma das conquistas alcançadas na Campanha Nacional 2013.

Em 2012, 21.144 bancários foram oficialmente afastados de suas funções pelo INSS, mas estima-se que grande parte dos pedidos de afastamentos esteja sendo negada e que o número de bancários que adoecem possa chegar a 60 mil por ano em todo o Brasil.

Para Walcir, a grande reclamação da categoria na atualidade reside na fixação e na cobrança de metas individuais e abusivas, além das práticas de assédio moral. "Tanto as questões das metas como o assédio moral precisam fazer parte dos debates do GT, instalado no último dia 7 de novembro", conclui.

Antes do GT, será realizada uma reunião preparatória na quarta-feira (27), às 14h, aberta aos dirigentes do Comando Nacional e integrantes do Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador, no Auditório Amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
 

 

Compartilhe: